Durante operação de rotina, agentes da Receita Federal no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, apreenderam mais de R$ 6 milhões em peças de ouro. Durante a fiscalização realizada com equipamento de Raios-X foi constatado que algumas bagagens possuíam mercadorias com indício de serem joias em ouro. As bagagens pertencem a três passageiras que estavam saindo de Porto Alegre em voo doméstico com destino ao Rio de Janeiro com escala em Guarulhos (SP).
As viajantes informaram aos servidores da Receita que são funcionárias de uma joalheria do Rio de Janeiro e estariam retornando de uma feira de joias realizada na cidade Gramado. Foram apresentadas notas fiscais sem o detalhamento necessário para conferência das quantidades e valores das mercadorias.
Mas numa avaliação preliminar as joias valem mais de R$ 6 milhões. As mercadorias foram lacradas para posterior contagem e valoração e verificação da documentação fiscal. Segundo o chefe da Seção de Vigilância Aduaneira da Alfândega de Porto Alegre, auditor fiscal Erno Edison da Cunha, “a operação da Receita Federal visa investigar a origem do ouro, de forma a garantir que o mesmo não seja proveniente de garimpo ilegal. Portanto, devem ser apresentadas as notas fiscais de acordo com a legislação”.