Governo prorroga atuação da Força Nacional no combate a incêndios florestais no Amazonas

Brasil lidera o ranking global de focos de incêndio no mês de setembro, com 77,3 mil incêndios em todo o território nacional

Atuação foi estendida por 73 dias Joédson Alvez/Agência Brasil - 27.9.2024

O MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) prorrogou a atuação da Força Nacional no combate a incêndios florestais no Amazonas. Segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (27), os agentes devem permanecer na região por mais 73 dias, entre os dias 3 de outubro e 14 de dezembro deste ano. O Brasil lidera o ranking global de focos de incêndio no mês de setembro. De acordo com dados do Programa Queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), entre 1º e 25 de setembro, foram registrados 77,3 mil incêndios em todo o território nacional, o que representa 31% do total mundial.

Os batalhões já estão atuando nos municípios de Humaitá, Apuí, Boca do Acre, Lábrea e Novo Aripuanã. “O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, diz a portaria.