Aliviado com a vitória sobre o Flamengo, o Grêmio terá uma oportunidade de se manter na zona da Sul-Americana, cenário improvável dias atrás. Hoje o Tricolor recebe o Criciúma, em jogo atrasado da 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gaúchos ocupam a 12ª colocação, com 31 pontos − três a mais que o Corinthians, o primeiro time no Z-4. Já o Tigre está na 15ª posição, com 29 pontos.
Após cumprir suspensão nos dois últimos jogos, Renato Portaluppi volta a comandar a equipe da beira do campo − na quinta, ele vai a julgamento no STJD e pode desfalcar o Grêmio nas duas próximas partidas. O treinador, aliás, poderá repetir a mesma escalação que derrotou os cariocas no último domingo.
A defesa deverá ser formada mais uma vez por Gustavo Martins e Kannemann. Eles estão entre as nove duplas de zaga utilizadas por Renato neste Brasileirão. Isso vai acontecer porque os titulares Rodrigo Ely e Jemerson seguem com dores musculares nas coxas direita e esquerda, respectivamente, e não estiveram presentes nos treinamentos com bola desta semana no CT Presidente Luiz Carvalho.
Autores de gols diante do Flamengo, Cristaldo e Braithwaite estarão em campo. O argentino e o dinamarquês são os artilheiros do clube na competição nacional, com cinco e quatro bolas na rede, respectivamente.
Até terça-feira à tarde, mais de 10 mil ingressos já haviam sido vendidos para a torcida tricolor. Segundo a administradora da Arena, a expectativa é de 16 mil pessoas. A capacidade máxima do estádio é de 24 mil lugares.
Brasileirão 2024 – 5ª rodada
Grêmio
Marchesín; João Pedro, Gustavo Martins, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Dodi, Monsalve e Cristaldo; Soteldo e Braithwaite. Técnico: Renato Portaluppi.
Criciúma
Gustavo; Dudu, Rodrigo, Walisson Maia e Marcelo Hermes; Barreto, Newton, Fellipe Mateus e Matheusinho; Allano e Arthur Caíke. Técnico: Cláudio Tencati.
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Douglas Pagung (ES)
VAR: Daiane Muniz (SP)
Data e hora: 25/09, quarta-feira, às 19h
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)