Desfiles Farroupilha são adiados em virtude das más condições do tempo em algumas cidades da região metropolitana

Canoas e Nova Santa Rita transferiram atividade para o sábado; em Montenegro atividade ocorre no domingo

Foto: Fran Beck / Prefeitura de Canoas / CP

A confirmação dos alertas emitidos pelos institutos de meteorologia que trouxe chuva, acompanhada de ventos fortes, e também de uma frente fria para esta sexta-feira, feriado do 20 de Setembro, acabou suspendendo os tradicionais Desfiles Farroupilhas em diversas cidades da região. Em São Leopoldo e Campo Bom a passagem dos cavalarianos pelas ruas da cidade foi cancelada.

Já em Canoas, a atividade foi transferida para sábado, quando a concentração de prendas e peões dos 73 piquetes, que atualmente estão instalados no Parque do Gaúcho, no bairro Fátima, se inicia às 7h30, dando início ao Desfile Farroupilha Solidário. A saída acontece às 9 horas, com trajeto pelas ruas Vinte e Quatro de Outubro, avenida Guilherme Schell, ruas Cônego José Leão Hartmann, República, Oliveira Viana, com retorno ao Parque do Gaúcho, na cancha de tiro de laço. A previsão de chegada é para as 11 horas.

Em Nova Santa Rita o Desfile também foi transferido para este sábado, com concentração dos cavalarianos e dos veículos às 9 horas em frente ao Parque Olmiro Brandão e apresentação dos exames dos animais. A saída está programada para as 10 horas, passando pelo Loteamento Jardins, avenida Santa Rita, até chegar a Rua Dr. Lourênço Záccaro, seguindo pela estrada Marinho Peixoto e, por fim, encerrando com chegada no parque. Serão 21 entidades tradicionalistas mostrando o amor ao Rio Grande e na avenida cerca de mil pessoas participando da atividade que cultua a cultura gaúcha.

Em Montenegro, O Desfile Farroupilha foi trabsferido para o domingo, no Centro da cidade. A atividade começa às 9h, em frente à Câmara de Vereadores, na beira do Rio. No local, acontece a conferência dos documentos referentes aos animais que vão passar pela Ramiro Barcelos. A rua e suas transversais estarão bloqueadas. Entre forças de segurança, entidades tradicionalistas e empresas, o Desfile deste ano deverá contar com a participação de aproximadamente 20 grupos. Haverá homenagens e após o Desfile, a programação segue no Parque Centenário, onde diversas atrações estarão esperando o público. Haverá apresentações artísticas das invernadas locais.