A Polícia Civil localizou 14 fuzis em São Leopoldo, no Vale do Sinos. O armamento escondido no interior de uma casa, onde um homem foi preso. A ação foi anunciada nesta segunda-feira, em coletiva na zona Leste de Porto Alegre, mas ocorreu no final de semana.
As armas foram localizadas em diligências da Operação Desarme, efetuada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A ofensiva decorre de uma investigação para coibir assassinatos ligados a um grupo criminoso com base no Vale do Sinos.
As peças estavam enterradas sob o piso de uma residência no bairro Boa Vista. São 11 fuzis calibre 762 e mais três de calibre 556. A estimativa é que a apreensão gerou mais de R$ 1,1 milhão ao crime organizado.
“Foi a maior apreensão de fuzis na história recente da Polícia Civil. Se trata de armamento de grosso calibre que é utilizado em guerras e conflitos ao redor do mundo. Certamente evitamos muitas mortes ao retirar essas armas das mãos de criminosos”, afirmou o chefe da Polícia Civil, delegado Fernando Sodré.
Ainda de acordo com o chefe da PC, o armamento foi fabricado nos Estados Unidos e na República Tcheca, sendo transportado a solo gaúcho por via terrestre ou marítima. Não é descartado que os itens tenham vindo de países próximos como Paraguai, Uruguai ou Argentina.