Acabou a espera. Após mais de quatro meses, o Grêmio vai voltar para a sua casa. Neste domingo, com o apoio de cerca de 12 mil torcedores, o Tricolor recebe o Atlético-MG, às 11h, na Arena, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 27 pontos, os gaúchos ocupam a 14ª colocação. Já o Galo está na 9ª posição, com 30 pontos.
O técnico Renato Portaluppi deverá escalar a mesma equipe que venceu o Criciúma por 1 a 0, no Heriberto Hülse, no último domingo. Será a oportunidade para Monsalve e Cristaldo atuarem juntos pela segunda vez consecutiva. “São jogadores que gosto da característica. Foi um bom teste e nos comportamos muito bem”, elogiou o comandante, após o duelo contra o Tigre.
Recuperado de quadro gripal, Kannemann treinou normalmente durante toda a semana e vai ficar à disposição. Porém, ele deve começar no banco, já que a zaga formada por Rodrigo Ely e Jemerson tem dado boa resposta. Já Diego Costa, que vinha relatando um desconforto no púbis, treinou na manhã de sexta-feira, no CT Presidente Luiz Carvalho. O centroavante terá o treino da manhã deste sábado para confirmar se vai para o jogo. Caso seja relacionado, o camisa 19 também vai iniciar como reserva, podendo ganhar minutos no decorrer da partida.
A esperança de gols é Braithwaite. O dinamarquês, aliás, vai pisar na Arena pela primeira vez. Desde que foi contratado, o camisa 22 sequer atuou em Porto Alegre. Será a chance para o jogador voltar a marcar com a camisa gremista, o que não acontece há três jogos − os dois únicos gols pelo clube gaúcho aconteceram na estreia, na vitória sobre o Cuiabá por 3 a 1, na Arena Pantanal.
Os desfalques para o confronto são Du Queiroz e Pavón. O volante sofreu uma fratura em um dos dedos do pé na derrota para o Bahia, pelo Brasileirão, no Alfredo Jaconi. Já o atacante argentino sofreu uma lesão muscular na coxa direita, no penúltimo treino antes de encarar o Criciúma, em Santa Catarina.
Adversário do Grêmio, o Atlético-MG vem de uma vitória sobre o São Paulo por 1 a 0, no Morumbi, no duelo de ida das quartas da Copa do Brasil. Na última rodada do Brasileirão, o Galo foi derrotado pelo Fluminense por 2 a 0, no Mineirão.
Gabriel Milito não poderá contar com Bruno Fuchs e Paulinho, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Alisson e Zaracho, lesionados, seguem fora. Por outro lado, Hulk está confirmado.
Brasileirão 2024 – 25ª rodada
Grêmio
Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely (Kannemann), Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Dodi, Monsalve e Cristaldo; Soteldo e Braithwaite. Técnico: Renato Portaluppi.
Atlético-MG
Éverson; Saravia, Battaglia, Alonso e Arana; Gustavo Scarpa, Otávio, Alan Franco e Bernard; Eduardo Vargas e Hulk. Técnico: Gabriel Milito
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Data e hora: 01/09, domingo, às 11h
Local: Arena, em Porto Alegre (RS)