Exposição do Exército na Expointer destaca equipamentos militares utilizados na Operação Taquari 2

Blindados empregados para resgatar pessoas, drones que localizaram atingidos e equipamentos de engenharia podem ser visitados pelo público na Expointer 2024

Logo na primeira manhã de exposição, muitas famílias aproveitaram para visitar os equipamentos militares do Exército Brasileiro | Foto: Pedro Piegas

O Comando Militar do Sul inaugurou na manhã deste sábado mais uma edição da Exposição do Exército (ExpoEx) na Expointer 2024. Localizada ao lado da entrada do Portão 2, um dos principais acessos do público na feira, a mostra tem como destaque os equipamentos militares utilizados durante a Operação Taquari 2.

Segundo o general Hertz Pires do Nascimento, comandante da Operação Taquari 2 e do Comando Militar do Sul, a exposição conta com o que há de melhor e mais moderno em equipamentos militares no RS. “Essa cerimônia marca a participação do Exército Brasileiro em um dos eventos mais importantes do RS, após o estado passar por um momento muito difícil. Determinei que a nossa participação fosse bastante robusta, para mostrar a fase de reconstrução e recuperação que o RS vem passando”, afirmou.

Entre os equipamentos que podem ser visitados pela população estão veículos blindados, como o Guarani, que foi usado no resgate de pessoas em Porto Alegre, principalmente no Humaitá, e em Canoas, além de drones e itens de engenharia. “Um exemplo é um módulo que recebemos há duas semanas de uma portada leve que permite a construção uma ponte móvel temporária de 100 metros de extensão. Procuramos trazer tudo para cá para demonstrar a gratidão com o povo gaúcho por esse reconhecimento das ações do soldado do Exército Brasileiro. Pois esse mesmo solo que resgatava, também estava passando por dificuldades. Muitos tiveram suas casas atingidas pela água”, completo o general.