O município de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, foi atingido por um forte vendaval na noite de quarta-feira, deixando um rastro de destruição, em especial na região do Abranjo. Segundo a Sala de Situação, da regional da Defesa Civil de Pelotas, foram ventos de 40 a 45 km/h de acordo com a Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil (Crepdec). Foram 30 pessoas afetadas e 8 residências atingidas.
Desde o início da manhã desta quinta-feira, equipes das secretarias de Cidadania e Transportes, Defesa Civil, Bombeiros e Samu atuam no auxílio à comunidade.
Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Gilson Soares, a prefeitura disponibilizou lonas para auxiliar as famílias que tiveram o telhado de suas casas atingidas. Também está sendo disponibilizado atendimento médico à população.
“A região afetada está sem luz. Ainda não temos a dimensão total das famílias atingidas, estamos fazendo esse levantamento. A prioridade é disponibilizar toda a ajuda necessária para amenizar a situação dos encruzilhadenses”, reforça. Caso seja necessário, o salão comunitário da localidade poderá ser requisitado e disponibilizado como abrigo.
Já em Canguçu, rajadas de vento de 54 km/h provocaram danos em residências na localidade do 3° Distrito. Houve ainda destelhamentos e quedas de árvores. Em Pinheiro Machado choveu 125 mm nas últimas 48 horas. Existem localidades que estão sem acesso devido à chuva. Em Piratini, por conta da chuva de 120 mm, muitas pontes submersas. A prefeitura aguarda a baixa das águas para verificar detalhadamente se houve danos. Diversas localidades rurais do município estão isoladas.