Estão abertas, a partir desta terça-feira, as portas da 2ª Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Porto Alegre. O prédio fica localizado na rua Tenente Ary Tarragô, nº 685, no bairro Morro Santana, na zona Norte. A titular da nova unidade é a delegada Fernanda Campos Hablich.
O edifício tem 313m² de área e servia como sede da Promotoria de Justiça Regional do Alto Petrópolis. Agora, após ser transformado em unidade policial, a sede oferece ao público quatro cartórios, uma sala para registro de ocorrências e um cômodo de espera exclusivo para vítimas, o que evita o contato com agressores e pessoas a eles relacionadas, além de uma seção de investigação.
De acordo com o chefe da Polícia Civil, delegado Fernando Sodré, a inauguração do espaço visa otimizar a rede de apoio e proteção às mulheres em situação de violência. Outra melhoria será a ampliação da capacidade de atendimento da Polícia Civil, descentralizando serviços e os tornando mais acessíveis a um maior número de pessoas.
“A violência contra a mulher não afeta apenas a vítima. É um crime que atinge toda a estrutura familiar, como no caso dos filhos, que no futuro podem reproduzir atitudes similares. Por isso que a Polícia Civil tem duas grandes colunas, sendo uma sustentada na repressão qualificada à criminalidade e a outra, na proteção de pessoas e grupos que necessitam de um olhar diferenciado”, afirmou o chefe da Polícia Civil.