A Igreja Universal do Reino de Deus e o Bispo Guaracy Santos foram homenageados pelo Legislativo de Porto Alegre na noite desta terça-feira. A IURD foi reconhecida com o Troféu Câmara Municipal, enquanto Guaracy recebeu o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre. A entrega ocorreu durante sessão solene promovida no Plenário Otávio Rocha. Responsável pelo trabalho evangelístico no Rio Grande do Sul, o Bispo Guaracy agradeceu a outorga e destacou o trabalho realizado pela Igreja Universal.
“A homenagem que recebo hoje é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido neste Estado, com orgulho, sou obrigado a dizer que represento o maior braço social deste País, que é a Igreja Universal. E eu teria que viver no ápice da arrogância se eu acreditasse que conseguiria fazer alguma coisa sozinho, pelo contrário. Muito obrigado pela parte que me cabe, mas fazer o trabalho que a gente faz, sozinho, é impossível. Obrigado, primeiro a Jesus, depois para minha esposa, Thais, por esses 35 anos e meio de companhia, de Igreja, de luta”, disse o Bispo em seu discurso de homenagem.
O proponente da distinção, vereador José Freitas (Republicanos), exaltou a personalidade do Bispo Guaracy e seu papel fundamental nas ações da IURD em prol dos gaúchos. O vereador também fez um agradecimento à IURD e aos obreiros da igreja. “Em 1989, cheguei na Universal após três tentativas de suicídio. E lá recebi o apoio dos obreiros da IURD, nossa mãe espiritual.”
A noite de homenagens marcou também a passagem do Dia do Obreiro Evangélico, comemorado anualmente no terceiro domingo do mês de agosto – que destaca o trabalho voluntários de homens e mulheres em suas comunidades. “Vocês são um corpo de obreiros, são muito importantes, permaneçam unidos”, pediu o pastor Fernando Liscano, responsável pelo trabalho dos obreiros no RS, convidado a discursar.
Trajetória
Guaracy Santos nasceu no Rio de Janeiro em 1969. É considerado especialista em paranormalidade e conhecido por ministrar reuniões para libertação de maldições e fortalecimento espiritual. É filho de mãe mineira e pai gaúcho. Com passagem por diversos estados do Brasil, atualmente é responsável pela Universal no Estado do Rio Grande do Sul.