Suspeitos de envolvimento em pelo menos três homicídios em Canela foram alvo da Operação Catedral, deflagrada na manhã desta terça-feira, por cerca de 70 policiais civis e militares. Oito pessoas foram presas e dois adolescentes, apreendidos, por envolvimento nas mortes. Além deles, houve ainda mais três prisões em flagrante por tráfico de drogas.
A ação decorre de crimes registrados no mês passado. Um dos casos foi o ataque a tiros que matou um homem no entorno da Catedral de Pedra. O atentado ocorreu no dia 26 de julho, por volta das 16h, quando a vítima sentava em um banco, na praça em frente ao ponto turístico.
Os disparos geraram tumulto e correria na multidão que se aglomerava no local. Apesar do pânico instaurado entre os frequentadores da praça, incluindo mulheres e crianças, nenhum inocente ficou ferido.
O alvo era um homem, de 26 anos, que foi atingido na cabeça e morreu no local. Ele somava antecedentes por roubo e tráfico de drogas. Uma pistola foi apreendida junto ao corpo dele. O cadáver permaneceu estendido em frente ao letreiro da cidade, no aguardo da perícia, por pelo menos três horas.
Ainda na mesma data do fato, próximo às 22h, um casal foi preso no bairro São Luiz. Uma moto, que tinha sido furtada em Viamão, foi apreendida com a dupla. A Polícia Civil aponta que o veículo era guiada por duas pessoas no contexto do ataque, quando um dos tripulantes teria descido, caminhado até a vítima, disparado e depois fugido na carona da mesma motocicleta.
Os executores do crime seriam adolescentes. Um deles foi apreendido em Guaporé, onde teria participado de mais um homicídio. Ele é apontado como o autor dos disparos que mataram a vítima em frente à Catedral de Pedra.
A apreensão do outro menor de idade ocorreu em Caxias do Sul. Segundo as investigações, ele teria acompanhado o primeiro jovem durante o ataque no ponto turístico em Canela.
Os outros alvos foram detidos em Canela, nos bairros São Rafael, Santa Marta, Maggi e Boeira. Parte deles teria envolvimento com o assassinato de duas pessoas, no dia 22 de julho.
O duplo homicídio aconteceu no bairro São Rafael. As vítimas foram um homem de 21 anos e um adolescente, de 17. Eles foram mortos dentro de casa, após o imóvel ter sido invadido por homens armados.
A investigação da DP de Canela, com apoio da 2ª Delegacia Regional do Interior e da DP de Gramado, constata que os três assassinatos tem relação com disputas do tráfico de drogas. O crime teria sido ordenado por lideranças criminosas que se já encontram recolhidas no sistema prisional. O detendo apontado como chefe do grupo teve novo mandado de prisão preventiva decretada.