A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre ouviu representantes de clubes náuticos e de empresas da área de hidrovias sobre o fechamento da comporta 14, na avenida Sertório. Segundo eles, o fechamento anunciado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) prejudicaria as atividades dos clubes e das empresas. O departamento não foi à reunião, mas, conforme nota enviada ao CP, “a possibilidade de fechamento permanente da comporta 14 do sistema de proteção contra cheias já foi descartada”.
A decisão atende ao pedido das entidades que participaram da reunião de ontem. Na oportunidade, o diretor da Federação de Remo do RS (Remosul), Werner Hörer, destacou que um fechamento da comporta poderia afetar, além dos remadores, vários projetos sociais desenvolvidos pelos clubes esportivos que beneficiam crianças da região.
Representando as empresas de transportes de cargas e passageiros por hidrovias (HidroviasRS), Sérgio Kirsch alertou para os impactos no trânsito na área central de Porto Alegre caso o fechamento ocorresse. Segundo ele, caminhões que hoje usam a comporta 14 para acessar a área portuária teriam que trafegar pelas avenidas Mauá e Voluntários da Pátria. “Não é nada racional fechar a 14 e jogar todo esse fluxo de veículos pesados no Centro”, concluiu.