O PCdoB realizou sua convenção em Porto Alegre na noite desta terça-feira (23) para apoiar a candidata do PT, com quem está federado, Maria do Rosário, à prefeitura. A legenda também apresentou uma nominata de quatro candidatos na eleição para a Câmara da Capital.
O número de candidatos a vereadores e vereadoras tumultuou o ambiente interno do PCdoB às vésperas da convenção. A federação é composta também por PT e PV e esses três partidos podem, juntos, lançar o máximo de 36 candidatos ao Parlamento.
Alas da agremiação gostariam de ampliar o número de concorrentes, com novos quadros dispostos a figurarem nas urnas em 2024. Uma reunião do diretório municipal na noite anterior definiu o indicativo de quatro candidatos, posteriormente confirmado por unanimidade na convenção.
Se optou pela estratégia de escolha dos mais bem votados do PCdoB na última eleição municipal, em 2020: Abigail Pereira e Giovani Culau (coletivo), ambos atuais vereadores, e Coletivo Cuca Congo e Erick Dênil, respectivamente primeiro e segundo suplentes na Câmara.
“Nós temos uma bancada comunista na Câmara Municipal e tivemos duas suplências muito bem colocadas (em votos na eleição). Resolvemos, em nível nacional, usar a tática da concentração. Estamos federados com PT e PV, que têm candidaturas potentes. Nossa tática é garantir nossa bancada”, descreveu a presidente do PCdoB da Capital, Silvana Conti.
Após ter Manuela d’Ávila chegando ao segundo turno da majoritária em 2020, a sigla referendou o apoio à Rosário, que terá como vice a psolista Tamyres Filgueira. Nenhuma das duas esteve presente no ato. Os filiados e pré-candidatos do PCdoB devem estar presentes na convenção da federação, que vai lançar Rosário oficialmente no sábado.
Nominata de candidatos e candidatas do PCdoB:
- Giovani Culau Oliveira – Giovani e Movimento Coletivo
- Dilce Abigail Pereira – Abigail Pereira
- Luciane Congo – Coletivo Cuca Congo
- Erick Dênil Machado Pimentel- Erick Dênil