“O aeroporto Salgado Filho é um importante ativo no portfólio aeroportuário da Fraport”, diz porta-voz da empresa

Empresa diz manter um diálogo próximo com o governo brasileiro

Salgado Filho terá voos a partir de outubro | Foto: Fraport Brasil/Divulgação

O porta-voz da Fraport, Dieter Hulick, disse, à Rádio Guaíba, que “o aeroporto Salgado Filho é um importante ativo no portfólio aeroportuário da Fraport” por estar próximo do centro econômico do Brasil, além da proximidade com Uruguai, Argentina e áreas turísticas, como Gramado. Confira outras respostas dadas pelo representante internacional da empresa.

Considerando que o Fraport no Brasil passou pela maior enchente da história do Rio Grande do Sul e sofreu danos significativos, isso poderia ameaçar a saída da empresa do Brasil? Queremos também entender como estão as negociações com o governo brasileiro. Há expectativa de acordo? E se sim, qual é o pedido da empresa? Somente com alterações no contrato? Está prevista uma nova rodada de negociações?

“Gostaríamos de reiterar que a Fraport atua no Brasil há muitos anos. Conhecemos as contribuições e melhorias que a Fraport fez no Aeroporto de Porto Alegre, transformando-o em um dos melhores aeroportos do Brasil. Sentimos que isso foi uma apreciação do trabalho árduo que a Fraport, juntamente com sua equipe local, investiu na melhoria do aeroporto. Dito isso, estamos empregando todos os esforços para retomar as operações, de forma seguras, no Aeroporto Salgado Filho o mais rápido possível. O objetivo é trazê-lo de volta ao nível de serviços que havíamos realizado no aeroporto antes da maior enchente da história do Rio Grande do Sul. Estamos totalmente comprometidos e nossa equipe trabalha incansavelmente, dia e noite, na limpeza e nos testes necessários para avaliar os danos. Imediatamente após a inundação, a nossa equipa de gestão local envolveu-se com as empresas de construção e fornecedores que estiveram envolvidos na modernização da infraestrutura em anos anteriores para acelerar as avaliações, aquisições e reparações dos danos. Os testes ainda estão em andamento e é muito cedo para determinar a magnitude total dos danos. Desde o início de junho, têm sido realizados diferentes tipos de testes para avaliar os impactos das cheias, especialmente no sistema de decolagem/pousos e taxiamento, bem como nas áreas de estacionamento das aeronaves. Os resultados destes testes deverão ser conhecidos em julho. Uma vez conhecidos os resultados, com medidas precisas e um cronograma de execução podem ser derivados.

Mantemos um diálogo próximo com o governo brasileiro e valorizamos o intercâmbio aberto, construtivo e produtivo. Com base nas trocas com o governo brasileiro, estamos convencidos de que podemos superar conjuntamente os desafios atuais e garantir que o Aeroporto Salgado Filho retorne ao seu papel vital na economia e na infraestrutura da região.”

Além disso, quais outros aeroportos a Fraport gerencia? Qual a importância de Salgado Filho para a empresa?

“Fraport tem sua origem no Aeroporto Internacional de Frankfurt. Hoje a Fraport é conhecida como operadora aeroportuária internacional. O portfólio da empresa compreende responsabilidades operacionais em 29 aeroportos internacionais. 

A Fraport está comprometida com a história de sucesso da Fraport no Brasil. O aeroporto Salgado Filho é um importante ativo no portfólio aeroportuário da Fraport. Por sua localização próxima ao centro econômico do Brasil, pela proximidade com outros países, como Uruguai e Argentina, e pela importância como porta de entrada para áreas turísticas, como Gramado, o Aeroporto de Porto Alegre serve como importante peça de infraestrutura para o desenvolvimento da região e do país.”

A Fraport é uma empresa privada?

“A Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide, que é o nome completo da empresa frequentemente referida como Fraport, é uma empresa privada e de capital aberto. É proprietária e operadora do Aeroporto em Frankfurt am Main, Alemanha. As ações da Fraport AG estão listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt e a empresa também faz parte do índice MDAX, que inclui empresas de média capitalização na Alemanha.

Embora a Fraport seja uma empresa privada e de capital aberto, é importante notar que é a cidade de Frankfurt e o estado de Hesse que detêm a maioria das ações como entidades públicas. Mais informações sobre a estrutura societária da empresa podem ser encontradas no site de relações com investidores: The Fraport Share.”