Os cenários de previsão indicam redução lenta dos níveis do Guaíba em patamares abaixo da cota de alerta (3,15 metros) para os próximos dias em Porto Alegre, segundo informações do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Ufrgs (IPH).
Como não estão previstos eventos de precipitação significativos, a tendência geral é de redução dos níveis com ocorrência de oscilações em função dos ventos. Para a semana que vem, no pior cenário, o Guaíba pode sofrer com efeitos do vento sul e atingir valores ao redor da cota de alerta.
O Guaíba já está abaixo da cota de alerta hoje. Em medição às 8h na Usina do Gasômetro, o nível ficou fixado em 3,11 metros. O pico registrado até o momento ocorreu no dia 05 de maio, em torno de 5,35 metros.
As previsões meteorológicas mais atualizadas indicam poucas chuvas para as próximas semanas. Não há previsão de chuva com volume expressivo nos próximos cinco dias, nem nos próximos dez dias. Previsões indicam ventos sobre o Guaíba e Laguna dos Patos na direção sul somente na metade da semana com intensidade leve a moderada.
A terça-feira em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul segue com cenário congelante. Segundo informações da MetSul Meteorologia, a Capital teve nas primeiras horas do dia a marca de 2ºC na zona Sul, com formação de geada. Já em localidades da região Sul do Estado as temperaturas chegaram a -5ºC.