A bancada gaúcha e reuniu nesta manhã com membros do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), para debater questões da categoria no estado. As condições de trabalho dos profissionais e a melhora do sistema de saúde estavam entre os temas debatidos. De acordo com o presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, o encontro foi importante para que os parlamentares possam entender melhor as demandas dos profissionais.
“Nós solicitamos apoio para que os conselhos de medicina atuem na fiscalização de escolas médicas junto ao Ministério da educação, além da revisão de uma lei que estabelece um valor mínimo para a remuneração médica”.
As pequenas clínicas e os consultórios atingidos pela enchente também foi tema presente durante a reunião. Ainda de acordo com o presidente, o conselho está comprometido a apoiar os profissionais afetados buscando com a bancada gaúcha uma gestão de financiamentos.
“Os deputados foram favoráveis e uma reunião deve ser marcada com o ministro da educação para que seja negociado recursos e financiamentos através do BNDES para ajudar na recuperação de estruturas de atendimento danificadas”.
As propostas, pretendem melhorar as condições de trabalho dos médicos, e elevar a qualidade do serviço de saúde oferecido à população do Rio Grande do Sul. A minuta do projeto de lei deverá ser encaminhada a todos os deputados da bancada gaúcha e novas reuniões devem ocorrer nos próximos dias.