A chuva elevou os níveis do Guaíba e do Rio Jacuí, o que tornou a inundar ruas em Eldorado do Sul, na região Metropolitana. Além disso, o vento que sopra na direção Sul represa a água e deixa vias intransitáveis. Até o início da tarde, mais de 60 pessoas já tinham saído de casa.
Os bairros dos bairros Sans Souci, Itaí, Sol Nascente, Cidade Verde e Picada estão parcialmente alagados. A Defesa Civil alerta que as localidades são áreas de risco e os moradores devem buscar abrigos na cidade ou no município vizinho, Guaíba.
A água na rua Assis Brasil, no bairro Sol Nascente, se aproxima da altura do joelho de uma pessoa adulta. Os patos aproveitam a inundação para nadar pela via e quase não há moradores em casa.
O aposentado Dirlei dos Santos Vieira, de 67 anos, tinha um bar na região. Em maio, a água chegou a ultrapassar dois metros e destruiu o estabelecimento.
“Agora sempre que chove temos receio de outra inundação. Morro em Eldorado do Sul há mais de 30 anos e nunca tinha presenciado algo similar ao que ocorreu. Não sobrou quase nada no nosso bairro”, disse o homem com lágrimas nos olhos.
Eldorado do Sul tem uma população de aproximadamente 40 mil habitantes. Destes, cerca de 30 mil foram afetados por chuvas e enchentes.
De acordo com a prefeitura, quase 5,5 mil pessoas estão desalojadas e outras 557, em abrigos da cidade ou de municípios vizinhos. A estimativa é que 97% da área urbana e 80% da área total do município ficaram submersas em maio.