Morreu neste domingo, aos 83 anos, o empresário Péricles de Freitas Druck. Fundador do Grupo Habitasul, em Porto Alegre, idealizador do Hotel Laje de Pedra, em Canela, ele também foi o impulsionador do turismo de Jurerê Internacional, em Santa Catarina. O empresário estava internado no hospital Moinhos de Vento, na Capital, onde tratava de um câncer no pâncreas.
Druck nasceu em 27 de março de 1941, era formado em Direito e assinou a coluna Panorama Político no Correio do Povo antes de se dedicar à carreira na advocacia. Como empreendedor do ramo imobiliário criou a Habitasul e, anos mais tarde, adquiriu a empresa Celulose Irani.
Em abril deste ano foi lançado o documentário em sua homenagem “Péricles de Freitas Druck, Meu Tempo é Agora”. Narrado por ele e com depoimentos de quem o conheceu de perto, o audiovisual conta detalhes da vida íntima e profissional do empresário. Tem direção de Roberto Turquenitch.
Druck esteve na redação do Correio do Povo, em fevereiro, quando falou sobre o documentário. Na ocasião, identificou o local onde sentava, em frente ao colega Mario Quintana, e compartilhou histórias de quando era colunista do Panorama Político e conheceu a geração atual dos profissionais. “Estou emocionado, revivendo o passado. São inúmeros sentimentos. Eu sou do tempo que só era notícia se tivesse sido publicado no Correio do Povo”, declarou na ocasião.
Ao confirmar o falecimento em seu perfil no Instagram, foi publicada um comunicado lamentando a morte e prestando as últimas homenagens: “Sua trajetória inspiradora, marcada pelas conquistas e compromisso com o progresso comunitário, é um exemplo para todos nós”, diz o texto.
O velório está marcado para as 8h desta segunda-feira, na sala Ecumênica do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre. A cerimônia de despedida deve ocorrer às 16h, na mesma data. Péricles Druck deixa mulher, quatro filhos e seis netos.