Eldorado do Sul tem novo alerta para cheia, enquanto ruas permanecem tomadas de água e entulhos

Defesa Civil do município está em atenção diante da previsão de elevação do Rio Jacuí

Cenário é devastador na Vila da Paz | Foto: Mauro Schaefer/CP

A elevação do rio Jacuí segue preocupando moradores de Eldorado do Sul, na região metropolitana. O acúmulo de sujeira e descartes das residências atingidas no mês passado, os alagamentos causados pela chuva da última semana e a previsão de que o rio Jacuí deve continuar subindo em função do elevado volume de água vindo do Vale do Taquari criam um cenário de alerta para a Defesa Civil local.

O órgão de proteção orientou a população de áreas ribeirinhas a erguerem móveis e objetos de valor. A recomendação é que, quem puder, saia de casa. Dados da Defesa Civil indicam que ao menos 98 pessoas foram removidas de áreas consideradas de rico, como Vila da Paz e Cidade Verde.

Faz duas semanas que o Gildomar de Oliveira Lopes reabriu a fábrica de esquadrias que possui na rua Dique, na Vila da Paz. Há dois dias a água voltou a encostar na porta da empresa. “Fiquei um mês fechado, perdemos carros, equipamentos. A minha namorada perdeu o bazar dela. É muito prejuízo”, lamenta.

A inundação também complica a limpeza na avenida Presidente Vargas, onde casas inteiras estão literalmente no meio da rua desde a enchente de maio. Nesta semana, o Jacuí voltou a ocupar a rua, agravando o cenário local.

“Estamos esquecidos, no meio da sujeira. Não tem luz em muitas casas, o cheiro de podre é insuportável”, protesta a dona de casa Eliziane Padilha.

Além da demora na limpeza, a moradora teme pela saúde dos três filhos pequenos. “Não tenho nem como deixar o bebê no chão, fica o tempo todo no colo”, relata.

Uma retroescavadeira trabalhava na limpeza da Getúlio Vargas na tarde deste sábado, em trecho mais próximo da BR 290.

A Defesa Civil de Eldorado do Sul projeta que o alto volume de chuva que atinge os rios no Vale do Taquari chegará ao Jacuí neste sábado. A última medição informada pela prefeitura do município, ao meio dia de hoje, indicou 5,10 metros.

A Defesa Civil de Porto Alegre também emitiu alerta meteorológico diante da possibilidade de tempestade com ventos intensos, descargas elétricas e queda de granizo. O evento está previsto para ocorrer durante a madrugada deste domingo, podendo se prolongar até o final da manhã de segunda-feira.