Neste sábado, 22, e domingo, 23, das 8h às 17h, o Parque Farroupilha recebe uma iniciativa em prol dos animais desabrigados pela enchente de maio. A Feira de Adoção e Reencontro, que acontecerá em frente ao monumento Expedicionário, será uma oportunidade para encontrar novos lares para esses animais e também para promover o reencontro de tutores separados de seus pets durante o evento climático.
Serão 200 animais (150 cães e 50 gatos) na iniciativa, realizada em parceria entre Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Gabinete da Causa Animal (GCA); Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura; e Exército. Todos os pets passaram por três etapas: cadastramento, testagem para doenças e vacinação, e a maior parte está castrada. Essas medidas, além de garantirem o bem-estar dos animais, também promovem a saúde pública e a segurança da comunidade.
“Esta feira será mais uma oportunidade para que os animais resgatados achem seus tutores e também para aqueles que precisam de um recomeço encontrem uma nova família que proporcione um lar seguro e amoroso”, afirma Fabiana Ribeiro, titular do GCA.
Adoção responsável
Os interessados em adotar um pet passarão por entrevista prévia, para assegurar que estão aptos a proporcionar um ambiente seguro, e devem ser maiores de 18 anos, apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, e preencher um formulário no local. Para adotar cães, é necessário levar guia ou peitoral; para gatos, uma caixa de transporte.