Defesa Civil emite alerta preventivo para risco de temporais isolados e chuvas intensas

Medida vale até a noite de sexta-feira

Foto: Julia Ferreira/PMPA

A Defesa Civil Municipal de Porto Alegre emitiu alerta preventivo, em conjunto com a Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), para o risco de temporais isolados e chuvas intensas com volumes que podem variar entre 30 e 80 milímetros por dia. A previsão inclui rajadas de ventos superiores a 70 km/h, descargas elétricas e eventual queda de granizo. O evento climático poderá ocorrer entre a tarde desta quinta-feira, 20, e a noite de sexta-feira, 21.

Devido ao risco de transtornos, como inundações e enxurradas em córregos, arroios e rios, a Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae) – formada por diversos órgãos municipais e estaduais – monitora as condições climáticas e os níveis do Delta do Jacuí. As equipes estão preparadas para prestar assistência à população conforme necessário.

A Defesa Civil orienta que a população, caso esteja em trânsito, procure um local seguro e aguarde o nível da água baixar. É recomendado evitar transitar em áreas sujeitas a alagamentos, inundações e deslizamentos. Em situações de emergência, a população deve buscar auxílio e abrigo temporário junto a parentes ou amigos, ou utilizar a estrutura disponibilizada pela prefeitura.

Para dúvidas e emergências, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.