Com previsão de cheia do rio Taquari, moradores de Muçum começam a retirar móveis de casa

Rio pode chegar ao nível da enchente de novembro de 2023, alerta governo do Estado

Luis Jondir Lemes aproveitou o dia de sol para retirar pertences de casa e se preparar para uma possível cheia | Foto: Pedro Piegas/CP

Ainda em processo de recuperação da enchente de maio, moradores de Muçum se preparam mais uma vez para uma cheia do rio Taquari. O nível do rio está em 12,55 metros na manhã desta terça-feira, o que mostra uma redução desde a tarde da segunda.

No entanto, a previsão de chuva para a Serra e a região do Alto Taquari pode fazer o rio chegar ao mesmo nível da enchente de novembro de 2023, segundo alerta do Governo do Estado. Os poucos moradores que retornaram para a região que fica às margens do Taquari já começaram o processo de erguer e retirar móveis em função desta possível nova cheia na cidade.

Luis Jondir Lemes é um destes moradores. Na manhã desta terça-feira, ele aproveitava o dia de sol para retirar de casa alguns itens, como a geladeira e móveis, e evitar maiores prejuízos, caso se confirme a cheia do Taquari.

Desde a noite de domingo, o clima é de apreensão em cidades do Vale do Taquari, principalmente para os moradores que vivem em áreas baixas ou próximas ao rio. Em Lajeado, moradores de alguns pontos da cidade foram retirados de casa com a ajuda de caminhões e levados para o Parque do Imigrante. Até o fim da tarde da segunda-feira, ao menos 232 pessoas seguiam acolhidas de maneira emergencial no local.