Uma nova frente fria deve provocar chuva concentrada no Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira. As regiões mais atingidas, segundo o Climatempo, serão a Lagoa dos Patos, a Região Metropolitana da Capital, os Vales e a Região Central, áreas já prejudicadas pelas enchentes de maio.
A Defesa Civil de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, emitiu alerta à população informando que de 15 a 17 de junho as chuvas podem chegar a 200mm. O volume de chuva indica a volta dos alagamentos em bairros que já estavam secos na cidade.
Como medida de alerta, a prefeitura circulou com um carro de som nos bairros Cidade Verde, Chácara, Vila da Paz, Itaí e Picada. A mensagem informava aos moradores sobre os riscos de inundações, orientando que deixem suas casas durante o final de semana e evitem circular na região.
Há exatamente um mês, a cidade teve cerca de 90% do território alagado e 30 mil moradores tiveram que deixar suas casas. A cidade está em fase de reconstrução e muitos moradores não voltaram para as residências anteriores.