test

PIX supera 206 milhões de operações em um único dia, diz BC

Novo recorde concentrou R$ 90,9 bilhões em transações.

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O Pix superou 206 milhões de transações em um único dia. Os dados se referem ao movimento da última sexta-feira, 7. Foram 206,8 milhões de operações no quinto dia útil do mês, que tradicionalmente reúne pagamento de salários, totalizando R$ 90,9 bilhões em transações.

O PIX, sistema em tempo real, concentrou 39% das transações financeiras em 2023, enquanto as operações com cartões (crédito, débito e pré-pago) tiveram uma participação de 41% no volume de transações no último ano. As informações foram divulgadas pelo Banco Central, por meio das Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil.

Em 2023, as transações de pagamento (excluídas aquelas em espécie) continuaram apresentando uma forte evolução, tanto em termos de quantidade de transações quanto de volume financeiro, atingindo a totalidade de 108,7 bilhões de transações, correspondendo a 624 transações per capita,  e montante financeiro de RS 99,7 trilhões, equivalente a cerca de 9,1 vezes o PIB, o que representou um crescimento de 31% na quantidade de transações e de 9% no volume transacionado, em relação a 2022.
Em funcionamento desde novembro de 2020, o Pix ultrapassou as transações feitas com outros tipos de pagamentos logo no seu primeiro mês. Poucos meses depois, o sistema de pagamentos instantâneos ultrapassou a soma de todos esses outros meios de pagamentos e, em janeiro de 2022, superou o cartão de débito, e no mês seguinte o cartão de crédito.

 

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile