test

Inflação acelera em abril para todas as faixas de renda, diz Ipea

Famílias de renda alta foram as que apresentaram o maior recuo inflacionário

Crédito: Freepik

Os dados de abril do Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda indicam que houve aceleração da inflação para todas as classes de renda pesquisadas, refletindo, sobretudo, a alta de preços dos alimentos no domicílio e dos medicamentos. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 17, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Em termos absolutos, a classe de renda média-alta registrou a maior taxa de inflação em abril (0,43%), alcançando patamar levemente acima das quatro faixas anteriores. No entanto, beneficiado pela deflação das passagens aéreas e do transporte por aplicativo, o segmento de renda alta apresentou uma taxa de inflação um pouco menos elevada (0,20%).

Entretanto, mesmo diante de maior pressão inflacionária ao longo de 2024, no acumulado em 12 meses, as famílias de renda muito baixa seguem apresentando a menor taxa de inflação (3,05%), enquanto a faixa de renda alta registra a taxa mais elevada (4,28%). Na comparação com abril de 2023, os dados mostram que, embora se verifique um recuo da inflação para todas as classes de renda, este foi ainda mais intenso para o segmento de renda alta. De forma geral, a melhora da inflação corrente é explicada pelo desempenho mais favorável dos grupos habitação, transportes e saúde.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile