SETCERGS alerta para impacto da queda nas exportações no RS

Diminuição nas vendas externas do estado afeta demanda por serviços de transporte

Foto: Guilherme Testa/CP

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS) está atento ao impacto da recente queda nas exportações do Estado no segmento de transporte e logística. A redução nas vendas externas, especialmente devido à menor demanda da China e dos EUA e à crise na Argentina, tem gerado preocupação no setor.

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços apontam que as exportações do Rio Grande do Sul tiveram uma queda de 17,21% no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse é o menor índice dos últimos três anos, com um montante total de US$ 875 milhões a menos em vendas para outros países.

Segundo a Associação Brasileira de Transporte Internacional (ABTI), todas as principais fronteiras com a Argentina registraram uma diminuição no transporte em comparação com o total de operações de 2022. Os dados coletados a partir de informações fornecidas pela Receita Federal do Brasil revelam quedas expressivas em diversas fronteiras, como Uruguaiana – Paso de Los Libres/AR (-16,13%), São Borja – Santo Tomé (-8,42%) e PSR de Dionísio Cerqueira (-10,94%).

No comércio com a Argentina, as principais quedas ocorrem no âmbito de produtos ligados à cadeia automotiva, como peças e carrocerias, e de máquinas agrícolas. Para a vice-presidente de Transporte Internacional, Andressa Scapini, é importante compreender os impactos dessas quedas nas operações logísticas do estado.

“A análise macro econômica da Argentina indica retração de 2,8% em 2024, resultado estimado também influenciado pelo cenário de queda nas exportações do RS. Em contrapartida, a expectativa do Fundo Monetário Internacional (FMI) é a forte reação em 2025 e retomada em 5%. O transporte rodoviário de cargas internacional vem sofrendo os impactos na economia do país vizinho desde 2023, com queda no consumo e, por conseguinte, nas exportações”, afirmou.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile