Chuva forte provoca alagamentos pontuais e deixa árvores caídas em cidades da Região Metropolitana

Cidades como São Leopoldo, Novo Hamburgo, Esteio e Montenegro reportaram problemas com o excesso volume de chuva em um curto período de tempo

Foto: Paulo Borges / Defesa Civil de São Leopoldo

A chuva forte acompanhada de rajadas de vento que atingiu cidades da Região Metropolitana, Vale do Sinos e do Caí, ainda no sábado, causou transtornos pontuais, como pontos de alagamento, muita água na pista, quedas de árvore e de luz. Em São Leopoldo, em apenas 1 hora choveu 66 mm, tempo suficiente para causar apreensão em famílias que residem nos bairros Fião, Feitoria, Vila Brás, Campina, Chácara dos Leões e Scharlau, que reportaram à Defesa Civil ruas totalmente alagadas, como na avenida Thomaz Edson.

Foram entregues alguns metros de lonas na ocupação Steigleder devido aos ventos fortes. Também houve registros de árvores caídas na rua Independência. No bairro Fião houve queda de um muro, devido ao solo molhado, mas não houve feridos. As chuvas e os ventos fortes também provocaram estragos em 14 semáforos da cidade, que ficaram por algumas horas fora de operação. O prefeito Ary Vanazzi disse que foi um volume de chuva muito excessivo e que apesar das Casas de Bombas estarem funcionando a pleno a rede de drenagem deu conta de comportar tanta água em um curto período de tempo.

Em Esteio, choveu 78mm em 24 horas causando transtornos para famílias dos bairros São José, Liberdade e Vila Nova, com acúmulo de água na pista, impedindo a passagem de veículos e pedestres. Em Novo Hamburgo, a passagem de automóveis também foi dificultada pela quantidade de água que acumulou na avenida Pedro Adms Filho, no cruzamento com a rua Doutor Magalhães Calvet. Na cidade de Montenegro, no Vale do Caí, o acumulado de chuva foi de 80mm, também provocando alagamentos em algumas ruas. Ao menos quatro casas foram atingidas pela água. Uma família deixou a residência e procurou abrigo na casa de parentes.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile