Gasto médio para o Dia das Mães deverá ser de R$ 229,01, aponta Fecomércio-RS

Tipo de presente mais citado foi Vestuário (48,1%)

Crédito: Freepik

Na comparação com o Dia das Mães de 2023, a intenção de gastos é superior às despesas na data no ano passado. É o que aponta a Pesquisa do Dia das Mães realizada pela Fecomércio-RS entre os dias 11 de março e 9 de abril de 2024. Entre os entrevistados, 28,8% afirmaram que pretendem gastar mais que em 2023, 15,5% gastarão menos e 55,6% pretendem gastar o mesmo. Com percentual maior dos que pretendem gastar mais em relação aos que pretendem gastar menos, o indicador que consolida essas respostas ficou em 108,6 pontos – o que indica uma intenção de gastos, em média, maior que na compra do ano anterior.

O gasto pessoal médio deverá ser de R$ 229,01 e os homens deverão gastar uma média de R$ 280,28, enquanto as mulheres gastarão R$ 178,00. Por classe social, o gasto médio deverá ser de R$ 160,45 para indivíduos da classe baixa, R$ 183,99 para classe média e R$ 374,75 para a classe alta. A pesquisa também aponta que 94,0% darão presentes de forma individual e 5,5% dividirão com alguém, sendo que o presente, em média, custará R$ 187,82 – valor médio que corresponde a R$ 293,00 para presentes compartilhados e a R$ 181,12 para os presentes individuais.

O tipo de presente mais citado foi Vestuário (48,1%), seguido por Perfumes e Cosméticos (16,6%) e Flores (8,1%). As lojas do centro das cidades são as preferidas (67,0%), seguido por shoppings centers (19,0%). Entre os entrevistados, 39,5% pretendem comprar na mesma loja onde foi adquirido o presente do ano passado. O maior movimento esperado é mais próximo da data: 81,1% devem buscar os presentes com, no máximo, uma semana de antecedência. A forma de pagamento mais citada foi dinheiro (41,0%), seguido por pix (24,2%), cartão de crédito à vista (15,3%) e cartão de débito (12,7%).

LOCAL DE COMPRA

Quando questionados sobre os fatores determinantes para decisão de onde comprar o presente, preço é o fator mais mencionado (58,7%), com atendimento em segundo lugar (21,0%).  “Essa pesquisa é um mapeamento do perfil das compras que devem movimentar o varejo gaúcho no Dia das Mães e, portanto, é fundamental para os lojistas se preparem. Além disso, a pesquisa também identifica aspectos importantes às estratégias de venda. Com concorrência grande e muita atenção nos preços, além de garantir equipes bem treinadas, os lojistas precisam capturar a atenção dos consumidores e comunicar de forma antecipada e assertiva a campanha para a data. Além disso, diante da intenção de repetir lojas, usar o cadastro de clientes deve potencializar ainda mais as vendas.” comentou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

Foram entrevistadas 385 pessoas presencialmente que afirmaram que comprariam presentes para a ocasião na principal cidade de cada Macrorregião do Estado: Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas. Entre os entrevistados, 28,8% afirmaram que pretendem gastar mais que em 2023, 15,5% gastarão menos e 55,6% pretendem gastar o mesmo. Com percentual maior dos que pretendem gastar mais em relação aos que pretendem gastar menos, o indicador que consolida essas respostas ficou em 108,6 pontos – o que indica uma intenção de gastos, em média, maior que na compra do ano anterior.

Além da compra de presentes, os encontros também são uma marca da data. A pesquisa apurou que 42,9% das pessoas pretendem participar de algum evento especial em comemoração à data. Desses, 73,2% planejam almoço ou jantar especial em casa e 16,0% almoço ou jantar fora.

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