test

Ufrgs é a melhor universidade federal do país, aponta Inep

Instituição de ensino garantiu liderança no ranking após revisão de dados

Foto: Ramon Moser/Universidade Federal do Rio Grande do Sul

A Ufrgs foi considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) como a melhor instituição federal de ensino superior do país. O reconhecimento veio após a revisão dos cálculos pelo órgão federal, relativa aos indicadores de qualidade da educação superior de 2022.

Os números do Índice Geral de Cursos (IGC) haviam sido divulgados no dia 2 de abril. No entanto, novos cálculos foram feitos, mostrando que, em vez de um crescimento de 1,2% no IGC contínuo, a Ufrgs teve um avanço de 1,9%, consolidando-se como a melhor federal do país – sendo superada apenas pela Universidade Estadual de Campinas no ranking nacional.

A Ufrgs registrou crescimento pelo quarto ano consecutivo no IGC, chegando a 4,431518 em 2022. Este crescimento de 1,9% é o maior registrado na série histórica da Universidade.

Segundo o INEP, a atualização constante dos cálculos dos indicadores visa ao aperfeiçoamento contínuo do IGC e, consequentemente, de sua representação sobre a realidade da educação superior no Brasil. “A revisão reforça a evolução da nossa Ufrgs, reconhecida nos principais rankings nacionais e internacionais como uma das melhores universidades do país. E o que temos conquistado nos últimos anos nos dá segurança de que cresceremos ainda mais no IGC”, celebra o reitor da Ufrgs, Carlos André Bulhões Mendes.

Confira o top 5 de universidades federais:

1º- Ufrgs: 4,431518 pontos

2º – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): 4,4167 pontos

3º – Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC): 4,359094 pontos

4º – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): 4,348785 pontos

5º – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp): 4,327511 pontos

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile