test

Porto Alegre sedia evento internacional sobre procedimento cardíaco

O tema é o aperfeiçoamento de uma técnica minimamente invasiva

Foto: Léo Pinheiro

Referência internacional no assunto, Porto Alegre é palco de importantes nomes da comunidade científica para a segunda edição do simpósio Intervenção de Válvula Transcateter. O tema é o aperfeiçoamento da técnica, minimamente invasiva por dispensar a necessidade de cortes. Cerca de 400 participantes são esperados no Centro de Eventos do Hotel Hilton no bairro Moinhos de Vento, nos três dias de evento, incluindo 54 palestrantes brasileiros e 26 de 12 países. O Cirurgião cardiovascular, pesquisador e professor de medicina da Universidade do Rio Grande do Sul (UFGRS), o gaúcho Eduardo Keller Saadi coordena a atividade. O médico destaca que a capital se tornou um dos principais centros do mundo no tratamento minimamente invasivo em doenças da aorta.

“Quando surgiram esses procedimentos para a cardiologia foi algo muito importante. Com ações pioneiras Porto Alegre se tornou uma capital essencial para atender pacientes com esse procedimento com tecnologia avançada”.

O procedimento transcateter demanda menos dias de internação e proporciona recuperação mais rápida e maior conforto ao paciente diminuindo a ocorrência de sequelas derivadas da cirurgia convencional. Saad, também destaca a importância do evento estar acontecendo pelo segundo ano consecutivo na capital gaúcha.

“É de extrema importância também para toda a américa latina. Teremos convidados internacionais que vão proporcionar mais conhecimento e avanço aos participantes”.

O Procedimento ainda não é oferecido no Sistema Único de aúde (SUS), recentemente foi editada uma portaria regulamentando o procedimento no sus. Até 2025 o procedimento deverá ser oferecido na rede pública. No hospital de clínicas há um convênio com a secretaria da saúde onde pacientes já podem receber o procedimento de forma gratuita, mas ainda é um número muito pequeno. Detalhes e inscrições para o evento são realizadas pelo site simposiotvi.com.br

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile