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Comércio brasileiro cresceu 0,4% em março, revela Serasa Experian

Segmento de “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” puxou a alta (0,7%)

Crédito: Freepik

O varejo físico brasileiro voltou a reagir em março e teve alta de 0,4%, após queda de 0,5% registrada no mês passado. É o que revelam os dados do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, para quem datas comemorativas que incentivam o consumo, como a Páscoa em março, costumam impulsionar os resultados do comércio.

“Na semana que antecedeu a data festiva, por exemplo, o comércio registrou crescimento de 2,9% em relação ao mesmo período de 2023. Além disso, o resultado de março indica que as medidas econômicas de diminuição da taxa básica de juros, da inflação e do desemprego têm ajudado os consumidores a estarem menos receosos para gastar, consequentemente injetando mais recursos no varejo físico brasileiro”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

A análise por setor revelou o maior percentual para o segmento de “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” (0,7%) e Rabi explica que esse crescimento, provavelmente, foi devido a Páscoa. “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” também teve destaque (0,5%). No comparativo entre março deste ano e o mesmo mês de 2023, o crescimento da atividade física do comércio foi de 4,0%. Nesse cenário, foi o setor de “Combustíveis e Lubrificantes”, que teve a maior expansão (7,5%), seguido por “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” (6,0%).

 

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