test

Empresa gaúcha cresce 50% e passa a operar no mercado europeu

Indústria tem soluções em bombeamento, tratamento de efluentes e geração de energia limpa

Crédito: Divulgação

A HIGRA, desenvolvedora de soluções em bombeamento, tratamento de efluentes e geração de energia limpa de São Leopoldo/RS, está de malas prontas para a Europa. No ano passado, a empresa assinou contrato de licenciamento para produção e distribuição de bombas e turbogeradores anfíbios – que podem ser utilizados tanto dentro quanto fora d’água – com o grupo norte-americano especializado em soluções industriais Baker Hughes. Pelo contrato, o grupo fará a distribuição no Velho Continente.

O diretor executivo da HIGRA, Alexsandro Geremia, destaca que a parceria com a gigante norte-americana, com forte atuação no Velho Continente, permitirá à HIGRA a adaptação às exigências técnicas do mercado europeu, que obriga que todas as empresas atuantes na Comunidade Europeia estejam adaptadas à Norma Técnica Europeia (NTE), que trata de padrões técnicos e de sustentabilidade para equipamentos elétricos. Com isso, a HIGRA, que hoje exporta cerca de 10% da sua produção, principalmente para países da América Latina, espera aumentar sua fatia de exportações nos próximos anos.

“Um parceiro como a Baker Hughes nos traz mais segurança e confiabilidade para entrar nesse mercado tão importante com a certeza que estamos entregando um produto confiável e atendendo a todas as demandas técnicas e regulatórias”, explica Geremia.

DESEMPENHO

Após crescer 25% no ano passado, em relação a 2022, a empresa tem a expectativa de crescer 50% neste ano, em que pavimenta a expansão no Velho Continente. Já, para 2025 a previsão é de crescimento de mais 25%, passando dos atuais R$ 80 milhões de faturamento para mais de R$ 120 milhões. “Além do incremento das exportações, o motivo dessa expectativa positiva são as mudanças na área comercial, com foco maior nos mercados da agricultura, saneamento e indústria”, comenta Geremia.

A tecnologia anfíbia, que agora será comercializada na Europa, traz um conceito único, pelo qual o mesmo equipamento pode trabalhar tanto dentro quanto fora d’água. Por ser monobloco, com poucos pontos de atrito, a eficiência hidroenergética é superior à de equipamentos similares. Além disso, a facilidade de instalação é gigante. Outro ponto importante é a intercambiabilidade de equipamentos dentro de uma mesma operação, o que torna o sistema muito mais flexível.

Fundada no ano 2000, em São Leopoldo/RS, a HIGRA tem em seu portfólio de produtos as bombas anfíbias como carro-chefe, apresentando também aeradores e misturadores para tratamento de efluentes, bombas submersas, bombas para esgoto e os turbogeradores para geração de energia limpa.  Todos os produtos da empresa são 100% desenvolvidos internamente. Atualmente sua sede em São Leopoldo/RS emprega diretamente 105 profissionais.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile