Depois de oito meses da tragédia, sobe para 54 o número de mortos nas enchentes no Vale do Taquari

Identificação da última vítima ocorreu nesta quarta-feira. Corpo foi encontrado no início de janeiro no rio Taquari, em Lajeado

Cenário de destruição tomou conta de Roca Sales em setembro de 2023. Município registrou 14 vítimas fatais em função da enchente do rio Taquari | Foto: Maria Eduarda Fortes/CP Memória

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) confirmou, nesta quarta-feira, a identidade de mais uma vítima das enchentes de setembro de 2023 no Vale do Taquari. Trata-se de uma moradora do município de Roca Sales. Com isso, aumentou para 54 o número de óbitos causados pela tragédia.

O corpo dessa pessoa havia sido encontrado em 6 de janeiro de 2024, flutuando no rio Taquari, na cidade de Lajeado. A partir desse momento, começaram os trâmites de identificação. Devido ao avançado estado de decomposição, foi necessário utilizar diversas técnicas para obtenção de um perfil genético que possibilitasse as análises e comparações próprias do trabalho pericial.

Com a confirmação da identidade, a Polícia Civil (PC) retirou o nome dessa pessoa da lista de desaparecidos, que diminuiu, portanto, para quatro pessoas. Desde novembro de 2023, não havia variação na relação de mortos e desaparecidos resultante desse desastre.

O processo de localização e identificação de vítimas exige trabalho minucioso por parte do governo do Estado. A PC e o IGP são as instituições responsáveis pela condução desses processos. A tarefa envolve uma série de cuidados, protocolos e obrigações que devem ser cumpridos para evitar erros que poderiam gerar ainda mais transtornos e sofrimento aos familiares das vítimas.

Como ainda há quatro pessoas desaparecidas, as equipes do governo seguem em operação, conjugando o rigor dos protocolos com a necessidade de dar respostas à sociedade.

As cidades que registraram vítimas fatais foram Muçum (17), Roca Sales (14), Cruzeiro do Sul (5) Lajeado (3), Bom Retiro do Sul (2), Colinas, (2), Encantado (2), Estrela (2), Ibiraiaras (2), Imigrante (1), Mato Castelhano (1), Passo Fundo (1), Santa Tereza (1) e São Valentim do Sul (1).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile