Chuva forte causa alagamentos e MetSul alerta para níveis de arroios e rios no RS

Volume de chuva somou mais de 100 mm em algumas cidades, segundo a MetSul

Chuva causou pontos de alagamentos em Porto Alegre | Foto: Camila Cunha/CP

Chuva forte a intensa atingiu diversas regiões do Rio Grande do Sul nesta terça-feira, causando alagamentos, transtornos e danos em diversas cidades. O grande volume é efeito de uma frente fria que cruza o Estado e está associada a um ciclone na costa da Argentina. Em alguns municípios, a precipitação soma mais de 100 mm.

De acordo com dados de estações meteorológicas oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, os maiores volumes de chuva em 24 horas até o meio-dia desta terça-feira foram de 130 mm em Santiago, 100 mm em São Luiz Gonzaga, 89 mm em Caçapava do Sul, 82 mm em Santa Maria, 73 mm em Alegrete, 70 mm em Santa Rosa e São Gabriel, 65 mm em Tupanciretã, 62 mm em Cruz Alta, 45 mm em Camaquã, 42 mm em São Borja e 40 mm em Livramento.

Na rede do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden), os volumes de chuva em 24 horas até o meio-dia desta terça foram de 92 mm em Ijuí, 89 mm em Santa Maria e Santa Rosa, 78 mm em Faxinal do Soturno, 77 mm em Nova Palma, 72 mm em Cachoeira do Sul e Entre-Ijuís, 57 mm em Segredo, 54 mm em Encruzilhada do Sul, 53 mm em Arroio do Tigre, 52 mm em Lagoa Bonita do Sul e 51 mm em Rosário do Sul.

Em Porto Alegre e região metropolitana, uma das áreas do Estado em que menos choveu nos últimos dias, a chuva começou a cair forte por volta do meio-dia e prossegue, assim que os acumulados na Capital e Grande Porto Alegre tendem a aumentar ainda mais nas próximas horas com risco de alagamentos.

Alagamentos

No Interior gaúcho, várias cidades sofreram com alagamentos na madrugada e manhã desta terça. Em Restinga Seca, no Centro gaúcho, pontos da cidade ficaram alagados com as intensas precipitações da madrugada e da manhã.

Em Jóia, o arroio saiu do leito e causou inundações.

Em Ijuí, propriedades rurais tiveram prejuízos e áreas da zona rural estão inundadas.

Em São Luiz Gonzaga, pontos da área urbana sofriam com alagamentos na manhã desta terça-feira.

Preocupação com rios

A preocupação é agora com os rios. A MetSul adverte que, com os volumes de chuva muito altos das últimas horas que se somam aos dos últimos dias, a tendência é de cheias de alguns rios entre o Centro e o Oeste e o Noroeste do estado.

O Rio Jaguari subia rapidamente hoje de manhã. No Oeste, a cheia do Rio Quaraí já deixa pessoas fora de casa na fronteira de Artigas e Quaraí.

A boa notícia está na previsão do tempo. O ar seco associado a um centro de alta pressão na sequência da frente fria vai garantir uma segunda metade da semana com predomínio do sol e tempo aberto no estado. Por isso, a tendência é de vários dias com sol e tempo firme a partir de amanhã no Rio Grande do Sul.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile