BRDE inicia operações no mercado de capitais

Expectativa é captar R$ 150 milhões em operações realizadas em parceria com corretoras do Brasil

Dinheiro. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), instituição financeira voltada para o desenvolvimento regional nos três estados do Sul do país, anunciou o ingresso no mercado de capitais. A decisão permite ao banco diversificar suas fontes de captação de recursos, além de proporcionar acesso a investidores e ampliar oportunidades de novos financiamentos. A expectativa é de captar, neste primeiro momento, cerca de R$ 150 milhões por meio da nova operação no mercado.

As soluções implementadas permitirão que o BRDE emita instrumentos financeiros de dívida bancária – a exemplo de Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e Certificados de Depósito Bancário (CDBs) – como alternativa de financiamento para abertura de novas frentes de negócio.

O vice-presidente e diretor de Operações do banco, Ranolfo Vieira Júnior, ressalta que a ação junto ao mercado de capitais reflete o quanto a estratégia na diversificação do financiamento tem avançado de maneira positiva. “É uma iniciativa que carrega uma simbologia importante, pois amplia a nossa capacidade de financiar novos projetos – além de estar relacionada ao setor do agro, que representa 60% das operações do BRDE e é fundamental para o desenvolvimento da região Sul”, aponta.

OPERAÇÕES

O Plano de Atuação no Mercado de Capitais indica os caminhos para viabilizar a emissão em escala de instrumentos financeiros, com distribuição ao varejo via plataforma de corretoras. Inicialmente, foram firmados contratos em parceria com XP, BTG, Safra e Itaú para realização da distribuição dos instrumentos emitidos pelo BRDE.

O diretor de Planejamento, Leonardo Busatto, ressalta que a oferta das LCAs ocorre em um momento oportuno e que consolida o BRDE como a maior instituição de fomento da região Sul. “O banco vem registrando resultados operacionais positivos, crescendo ano após ano no volume do crédito muito por conta das parcerias com instituições internacionais. Essa diversidade de fontes de financiamento aproxima ainda mais o banco das necessidades dos nossos empreendedores”, explica.

As LCAs são títulos de dívida emitidos por instituições financeiras, lastreados em empréstimos e financiamentos para o setor agropecuário. Para o agronegócio, as LCAs são uma das principais fontes de financiamento. Elas podem ser utilizadas para financiamento da produção, venda ou industrialização de produtos e insumos e obtenção de equipamentos para a produção no campo.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile