Polícia desarticula quadrilha de SP especializada em roubar imóveis de luxo em Porto Alegre

Três criminosos gaúchos, um mineiro e dois paulistas foram presos por assalto a residências de alto padrão

Revólveres e joias roubadas foram apreendidos com quadrilha | Foto: Marcel Horowitz / CP

Uma quadrilha especializada em roubar imóveis de luxo foi desarticulada, conforme anunciou a Polícia Civil nesta segunda-feira, durante coletiva em Porto Alegre. O grupo é liderado por criminosos em São Paulo, mas também tem ramificações no Rio Grande do Sul. Seis pessoas foram presas.

Foram detidos três gaúchos, um mineiro e dois paulistas. Um sétimo suspeito, também natural de São Paulo, está foragido.

O bando atua na região Sul do país desde dezembro de 2022. Segundo a investigação, foram cometidos ao menos três roubos a residências de alto padrão, nos bairros Chácara das Pedras e Bela Vista, na Capital e um, em Garopaba, no litoral de Santa Catarina.

A diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, delegada Adriana Regina da Costa, destacou que os criminosos utilizavam armamento de grosso calibre, agindo mascarados e com luvas. Houve ainda casos em que eles instalaram câmeras de monitoramento em postes, no intuito de monitorar a rotina das vítimas.

“O modus operandi deles era sempre com muita violência. Fortemente armados, eles invadiam residências e faziam reféns os moradores, que eram alvo de ameaças e agressões a todo momento”, disse Adriana Regina da Costa.

Ainda segundo delegada, tanto na ida aos imóveis como na fuga, cada suspeito acionava um motorista de aplicativo. Os membros da quadrilha também utilizavam ônibus diferentes ao ir e voltar da região Sul. Eles empregavam a tática para evitar que fossem presos em conjunto.

Em fevereiro, após o roubo em Garopaba, quando crianças pequenas e uma cuidadora idosa ficaram sob a mira de revólveres, parte do grupo retornou para São Paulo com joias avaliadas em mais de R$ 2 milhões. Os pertences foram vendidos a receptadores, que os disponibilizaram para compras em leilão.

Três gaúchos, sendo dois de Porto Alegre e um de Alvorada, foram presos pelo crime. Eles estavam em um resort de alto padrão, também em Garopaba. Com idades entre 23 e 31 anos, os antecedentes deles somam registros por homicídio, latrocínio, porte ilegal de armas, entre outros.

Outros três homens foram detidos no sábado, após um assalto no bairro Bela Vista. Eles foram localizados na zona Sul da Capital e tentaram fugir em dois carros. Houve perseguição mas, com o apoio da Polícia Rodoviária, eles acabaram sendo capturados.

Na ocasião, dois assaltantes paulistas foram presos na BR 290. Outro, natural de Minas Gerais, foi detido na BR 101. Foram apreendidos dois revólveres e joias, ambos roubados.

“Eles estavam sendo monitorados há dias. Por vezes, tivemos que suspender ações para evitar que roubos se transformassem em latrocínios. Até que no sábado, decidimos que era hora de atacar o grupo”, afirmou o diretor da DP Regional de Porto Alegre, delegado Cléber dos Santos Lima.

As investigações prosseguem para capturar o suspeito que resta foragido e identificar receptadores de itens roubados em São Paulo. Não é descartado que o grupo tenha atuações em outros estados e seja financiado por uma facção paulista.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile