Noite dos Museus anuncia suas atrações de música e artes cênicas

Com realização no dia 18 de maio, serão apresentadas 81 performances, entre 18h e meia noite, em diversos locais de Porto Alegre

Em 2023, o Noite dos Museus reuniu 185 mil pessoas nas ruas e nos espaços culturais de Porto Alegre | Foto: For Real Company / Divulgação / CP

Noite dos Museus anuncia os artistas locais para a oitava edição do projeto em Porto Alegre. Foram escolhidas 81 atrações para participar do evento no dia 18 de maio e realizar performances artísticas nas 22 instituições culturais que estarão abertas para visitação gratuita das 18h até a meia-noite. Além dois grandes palcos montados na Praça da Alfândega e no Largo Glênio Peres, no Centro da capital.

Seleção musical

Na área musical, foram 61 selecionados: Akeem Music, Angelo Primon Trio, Atairū, Bate Sopra, Bibiana Petek & Grupo, Camila Balbueno & Banda, Clarissa Ferreira e Banda apresentam LaVaca, Cleômenes Junior e Tuti Rodrigues, Coletivo Feitiço do Samba, Conexão Katrina, Cristal & Duda Raupp, Cristian Sperandir Trio, Curi & Kiai, Defalla, Dekilograma, Dessa Ferreira convida Catarina Domenici, Dona Conceição, Flor ET, Funkalister, Gabriel Romano & Equilíbrio Dinâmico, GARBI, Ghadyego Carraro Trio, Gilberto Oliveira, Guará, Hard Blues Trio, Ianaê Régia, Instrumental Picumã, Jayme Caetano Braun – Um Século de Arte, Jessie Jazz, Juliano, Nenung & Albo, Julio Reny Quartet, Kako Xavier, Kizua Trindade, Kula Jazz, Laura Dalmás, Linha de Frente, Long Story Short, Luana Maia, Lucas Hanke & Cromatismo de Sensações, Madblush, Mari Kerber 4tet, Mariana Stedele e Banda Odomode – Língua de Fogo, Marietti Fialho & Cia Luxuosa – Inteira, Matheu Corrêa, Mathias 7 Cordas Quinteto, Metanóia, Naddo Entre Gigantes, Negra Jaque + Bloco das Pretas, Nina Nicolaiewsky, Orquestra de Brinquedos, Os Horácios, Ovo Frito, Paola Kirst – Pigarra, Pata de Elefante, recreio, Sopre Suas Feras, Thays Prado, Viridiana, Yangos, Zé Caradípia e Zilladxg e Bala Cachorro.

Seleção cênica

Já o edital de artes cênicas contemplou 20 atrações: Ação Nômade – Para Onde Vai? (performance), Adolescer (teatro), Andaime (Des) Construção do Amor (dança), Bonecrônicas (teatro de bonecos), Cabarezin (circo), Caio em Construção (teatro), Cartas Honestas a Danças Duras (dança), Céu-Duro (performance), Cidades Invisíveis (dança), Corra, que as Palhaças Vêm Aí! (teatro), Cuidado que Ronca (teatro), Dezoito Estações de Outono (dança), Engrenagem (dança), Meretrizes (teatro), Mythopoiesis (sarau), Sarau das Inquietas (sarau), Trapos e Farrapos – Negrinho (teatro), Ubu Tropical (teatro), Velhas D+ Cenas (teatro) e Vivir (dança).
Apresentações
As apresentações serão escaladas de acordo com a identidade de cada instituição participante, levando em conta o estilo, os acervos e exposições em exibição, assim como as condições técnicas dos espaços. Além dos artistas selecionados pelo edital, haverá outras surpresas na programação, como uma atração internacional e um artista nacional que serão divulgados em breve.

Locais que participam da Noite dos Museus

O Noite dos Museus será responsável pela reabertura da Usina do Gasômetro. Integram o evento também Museu da Cultura Hip Hop RS, o Instituto Caldeira, o Mercado Público, o Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, o Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul e o Museu de Anatomia da UFCSPA, que se juntam aos locais que já haviam participado em 2023: o Centro Cultural da UFRGS, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, o Espaço Força e Luz, a Galeria de Arte do DMAE, o Goethe-Institut, o Memorial do Theatro São Pedro, o Museu da Brigada Militar, o Museu da UFRGS, o Museu de Arte do Paço de Porto Alegre, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Militar do Comando Militar do Sul, o Palácio Piratini, a Pinacoteca Ruben Berta e o Planetário da UFRGS, assim como a Cinemateca Capitólio, que, neste ano, terá uma programação em parceria com o Instituto de Cultura da PUCRS.
Galerias : A noite de celebração à arte ainda contará com um circuito de visitação a 11 galerias da cidade, que também estarão abertas em horário especial, com uma programação diferenciada. Participam a Art100 Gallery, a Casa da Estrela, a Casa Baka, a Casa Musgo, a Fundação Ecarta, a Galeria 506, a Galeria Bolsa de Arte, a Galeria Espaço Cultural Duque, a Galeria Garagem de Arte Stockinger, a Gravura Galeria de Arte e o Instituto Zoravia Bettiol.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile