Medicamentos sobem 4,5% a partir de domingo

Percentual é o menor deste março de 2020, quando o reajuste foi de 4,08%

Foto: Pexels / Divulgação / CP

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) confirmou nesta quinta-feira, 28, o percentual de 4,5% de reajuste de preços sobre até 10 mil medicamentos. O aumento entra em vigor a partir deste domingo, 31 de março, com a publicação da medida no Diário Oficial da União (D.O.U.). Os medicamentos sofrem reajuste anual, sempre no começo de abril, considerando a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos 12 meses.

O percentual é o menor deste março de 2020, quando o reajuste foi de 4,08%, enquanto em 2022 chegou a 10,89%, e 5,6% no ano passado. De 2014 a 2024, a inflação geral (IPCA) somou 77,5% ante uma variação de preços dos medicamentos de 72,7%. O setor farmacêutico é o único segmento de bens de consumo da economia brasileira submetido ao controle de preços. Apenas os medicamentos isentos de prescrição são liberados do controle estatal.

“Os medicamentos têm um dos mais previsíveis e estáveis comportamentos de preço da economia brasileira”, afirma Nelson Mussolini, presidente executivo do Sindusfarma. “Num ambiente altamente competitivo, a concorrência regula os preços. Por isso, os produtos das classes terapêuticas com grande diversidade de marcas poderiam ser liberados do controle de preços, como já acontece com os medicamentos isentos de prescrição”, complementa Mussolini.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile