BM prende suspeito de quatro homicídios na zona Norte de Porto Alegre

Soldados do 20º BPM prenderam criminoso apontado como assassino de facção no bairro Santa Rosa de Lima

Soldados do 20º BPM prenderam criminoso que responde por quatro homicídios | Foto: BM / CP

Um homem apontado como assassino de facção foi preso em flagrante, na madrugada desta sexta-feira, na zona Norte de Porto Alegre. Conforme a Brigada Militar, ele foi detido por tráfico de entorpecentes e porte ilegal de arma de fogo, na Rua dos Maias, no bairro Santa Rosa de Lima.

O preso tem 26 anos e responde pelo apelido “Mil e Cem”. Ele soma antecedentes por quatro homicídios, além de receptação e tráfico de drogas.

A ação ocorreu pouco após a meia-noite, quando soldados da Força Tática do 20° BPM receberam denúncias sobre um suspeito que andava armado por uma rua. O criminoso foi capturado quando transportava 378 pinos de cocaína e outras 200 gramas da droga. Também foram apreendidas com ele uma balança de precisão, uma pistola calibre .38 e mais de 50 munições.

Por conta das investigações em que é alvo, o traficante já foi motivo de ao menos dois pedidos de prisão preventiva, feitos pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em 2021 e 2022. No entanto, a Justiça negou as solicitações e ele pôde responder em liberdade.

“A despeito da gravidade dos fatos e a periculosidade do recorrido, evidenciada pelo seu histórico criminal, não se mostrarem bastante as razões enunciadas para prisão preventiva”, sustenta uma decisão.

Em outra negativa, foi dito que ‘não há materialidade’ para embasar o pedido, apesar das fotos do investigado ao lado de traficantes. As imagens foram publicadas por ele nas redes sociais.

De acordo com denúncias do MPRS, o jovem tem envolvimento com uma facção com base no bairro Vila Jardim desde 2013. Ele seria subordinado aos traficantes conhecidos como Nego Jackson e Barbi, apontados como líderes da organização criminosa.

Ainda segundo o órgão, ele atuaria como ‘soldado’ para a quadrilha. O termo se refere, na linguagem dos criminosos, a faccionados responsáveis por defender pontos de tráfico e realizar ataques contra rivais.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile