Acordo internacional busca a descarbonização do Polo Petroquímico de Triunfo

Parceria prevê o desenvolvimento de soluções com potencial de redução de 500 mil toneladas de CO2e por ano

Crédit: Divulgação

Líder mundial na produção de biopolímeros, a Braskem e a francesa Veolia – referência mundial em soluções ambientais para cidades e indústrias – anunciaram mais um acordo para trabalharem juntas na pesquisa e na implementação de soluções de alto impacto para a descarbonização no Polo Petroquímico de Triunfo (RS). A iniciativa pretende viabilizar a substituição de combustíveis fósseis, atualmente utilizados na produção de vapor, por soluções energéticas renováveis, com potencial de redução de 500 mil toneladas de CO2e por ano. 

 

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 27, durante o Fórum Econômico: Parcerias franco-brasileiras para uma economia verde e sustentável, em São Paulo, na passagem do presidente francês Emmanuel Macron ao Brasil. O novo acordo reforça a meta comum entre as companhias de combater as mudanças climáticas ao atingir os objetivos de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na produção industrial, e em alinhamento com o Acordo de Paris. Desde 2021, as iniciativas conjuntas entre Braskem e Veolia já alcançaram a potencial redução de 150 mil toneladas de GEE anuais.

 

Os projetos a serem implementados devem envolver soluções confiáveis, competitivas e renováveis na matriz energética industrial das operações da Braskem, promovendo a sustentabilidade na operação, sob o conceito de ecoeficiência. “Iremos buscar o avanço na transição energética com o desenvolvimento de soluções renováveis, competitivas e confiáveis para a descarbonização da matriz energética da Braskem no polo industrial de Triunfo (RS), por meio da produção de vapor industrial a partir de combustíveis renováveis. A parceria e a expertise da Veolia serão essenciais para acelerar este processo, permitindo uma possível implementação destas soluções. A Braskem tem objetivos claros rumo ao crescimento sustentável e esse será um ponto importante na nossa jornada”, afirma Gustavo Souza Checcucci, diretor de energia e descarbonização industrial da Braskem.

“Para a Veolia, dentro das suas atividades voltadas à gestão de fontes renováveis e eficiência energética, apoiar indústrias e cidades faz parte de um projeto de tornar o planeta mais sustentável, contribuindo com soluções tangíveis e operacionalmente viáveis com os objetivos de descarbonização. Diante disso, essa parceria evidencia o trabalho conjunto de duas empresas em prol do meio ambiente e da aceleração da transformação ecológica”, afirma Pedro Prádanos, CEO da Veolia Brasil.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile