Renegociação da dívida do Rio Grande do Sul será discutida nesta terça-feira

Eduardo Leite e governadores do Cosud se reúnem com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, hoje

Governador do RS se reuniu com Haddad no início de março | Foto: Gustavo Mansur / Secom

Eduardo Leite (PSDB) e os demais governadores do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) se reúnem, nesta terça-feira, em Brasília, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Na pauta, a nova renegociação das dívidas dos estados com a União.

Na última semana, o Planalto anunciou que a revisão seria colocada em prática. O movimento ocorreu após o presidente Lula afirmar, em agenda no Rio Grande do Sul, que a renegociação representa uma obrigação para o governo federal.

No caso do Estado, também está sendo discutida a alteração nos termos do contrato do Regime de Recuperação Fiscal. Além de garantir fôlego aos cofres públicos gaúchos, em curto, médio e longo prazos, as negociações permitirão que o Piratini avance em algumas pautas consideradas prioritárias por Leite.

Entre elas, está o projeto de reestruturação da Agergs. O envio do texto à Assembleia, junto com outras propostas relativas às mudanças em áreas de serviços estaduais, visando aprimoramento na estrutura e em carreiras, estão na dependência das negociações com a União. Os projetos já estão em análise no governo gaúcho, que aguarda o avanço da nova renegociação das dívidas dos estados com a União.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile