Comitê de Enfrentamento ao Aedes aegypti de Canoas anuncia reforço de soldados da Força Aérea Brasileira

Parceria com militares vai colaborar nas ações de conscientização e combate aos focos do mosquito

Canoas tem mais de 1.100 casos de dengue, sendo a maioria concentrado no bairro Estancia Velha - Foto: Renan Caumo / Prefeitura de Canoas / CP

Após a publicação do decreto nº 107, assinado pelo prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques, que declara situação de emergência em saúde pública no município, o Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses (doenças transmitidas pelo Aedes aegypti) faz reunião de alinhamento das ações que devem ser desenvolvidas nos próximos dias. Durante o encontro, realizado nesta semana, foi comunicado que a partir desta quarta-feira, um grupo de 20 soldados do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) vai participar da força-tarefa, em parceria com a Defesa Civil e Agentes de Combate às Endemias, para conscientizar a população e combater os focos do mosquito.

Na abertura da reunião do Comitê, o secretário de Saúde, Jurandir Maciel, enfatizou a importância da iniciativa no combate à proliferação do mosquito da dengue e a agilidade que essa situação exige. “Precisamos de muito mais braços para fazer com que a dengue não se alastre por toda a cidade. Importante o nosso planejamento para que as estruturas de atendimento suportem a demanda que hoje está concentrada, principalmente, nas UPAs Rio Branco e Boqueirão”, salientou o secretário.

Composto por representantes de diferentes secretarias municipais, além de integrantes das instituições de saúde do município, o Comitê tem por objetivo promover a união de esforços de todos os envolvidos na prevenção e enfrentamento da epidemia de dengue junto à população canoense. “Os números registrados até o momento só não são maiores graças ao trabalho iniciado no bairro Estância Velha, onde, através do mapeamento dos pontos de risco, foi possível realizar o bloqueio químico das áreas”, enfatizou Jurandir. Ele lembra que a nova ação que vai começar nesta semana, agora em conjunto com o V Comar, possibilitará a realização de uma varredura na região, a fim de estancar novos focos.

O médico veterinário Roger Halla realizou a apresentação do mapa da distribuição de casos no município, que inicialmente eram tratados como surtos epidêmicos,isolados no bairro Estância Velha e nos setores 6 e 4A do Guajuviras. As regiões de maior incidência da doença são conhecidas através da inclusão dos resultados positivos das testagens de dengue no sistema, permitindo o georreferenciamento.

A Secretaria de Saúde segue monitorando os casos de dengue na cidade, ao mesmo tempo em que promove ações de conscientização da população, fiscalizando possíveis focos e combatendo a presença do mosquito em diferentes bairros. Com mais de 1.100 casos de dengue confirmados, praticamente, metade deles estão concentrados no bairro Estância Velha.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile