UBS do Jardim Leopoldina, em Porto Alegre, retoma atendimento após furto

Consultas agendadas para a manhã desta segunda serão reagendadas para data oportuna

Foto: SMS/PMPA/Divulgação

Após ter ficado fecha pela parte da manhã, a Unidade Básica de Saúde Jardim Leopoldina, da Zona Norte de Porto Alegre, retomará o atendimento a partir das 14h desta segunda-feira. A informação foi confirmada pelo Grupo Hospitalar Conceição que faz a gestão da Unidade.

A UBS foi invadida e furtada na madrugada desse. De acordo com o coordenador da UBS, Daniel da Silva Jacobs, o atendimento para alguns casos deve ser retomado parcialmente no início da tarde, após reorganização, limpeza e contabilização dos prejuízos.

Conforme Jacobs, a não prestação temporária do serviço ocorre pela falta de condições estruturais. Ele relata que na ação, além do furto de equipamentos, houve vandalismo por parte dos invasores. “Tivemos, realmente, uma grande depredação do nosso espaço físico, além do furto de materiais de trabalho, de eletrônicos da unidade de saúde. E em razão disso a gente está nesse momento de reorganização, de higienização. E a nossa proposta é que até as 14h de hoje, consiga minimamente garantir algum tipo de atendimento para a comunidade”, assegurou.

Uma preocupação demonstrada por Jacobs, foi com relação a possíveis golpes que possam ser praticados na região pelos assaltantes, que chegaram a levar jalecos dos profissionais da unidade. “Nós identificamos que os 48 armários dos trabalhadores da Unidade foram arrombados e que os bens particulares também foram furtados. E dentro desses armários, os trabalhadores guardavam os seus uniformes de trabalho, os jalecos da UBS. Não temos ainda o levantamento total de tudo que foi levado, mas a nossa preocupação é que alguém mal-intencionado utilize a roupa de trabalho dos profissionais do nosso serviço para ter acesso à residência da população da comunidade, visto que a nossa comunidade é uma população predominantemente idosa e que rotineiramente recebe visita em domicílio dos profissionais da Unidade de Saúde”, alertou.

Em média, a UBS Jardim Leopoldina atende entre 250 a 300 pessoas diariamente, com especialidades especialidades como médico de família, enfermeiro de família, psicologia, serviço social, nutrição e terapia ocupacional.

As consultas agendadas para hoje serão reagendadas a partir esta terça-feira, de acordo com o coordenador. Para quem desejar marcação de consultas é preciso procurar atendimento nas unidades próximas como Domênico Feoli, Rubem Berta, Costa e Silva, Parque dos Maias e São Cristóvão.

A farmácia da unidade também foi invadida e, em razão disso, será feito inventário, não havendo distribuição de medicamentos à população nesta segunda.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile