Nova ponte pênsil em Passo de Torres deve ser entregue em março

Ponte se rompeu no carnaval de 2023 deixando uma pessoa morta

Foto: Fabiano do Amaral / Correio do Povo

Prestes a completar 1 ano da tragédia que deixou uma pessoa morta, a Marinha do Brasil autorizou a Prefeitura de Passo de Torres, em Santa Catarina, na divisa com o município de Torres, a prosseguir com as obras da nova ponte pênsil. Os trabalhos estão na fase final e os cabos de sustentação devem ser substituídos nos próximos dias. Conforme o Secretário de Meio Ambiente e Planejamento de Passo de Torres, Roger Maciel, a obra deve ficar pronta no mês de março, após todas as revisões serem feitas.

“Tivemos alguns atrasos devido às chuvas, a Marinha nos oficiou e encaminhamos todos os projetos conforme estipulado. Após a apresentação de documentos a Marinha nos deu autorização para realizar a passagem de cabos que está agendada para o dia 19”.

A Marinha havia embargado a obra no começo do ano, alegando que não havia sido solicitado o parecer de obras sobre as águas, sem a presença de uma embarcação de segurança. A Prefeitura de Passo de Torres fez as adequações solicitadas, e diante do embargo, a empresa responsável continuou trabalhando na construção das escadarias e base de sustentação, que ficam às margens do rio Mampituba. O secretário afirma que as equipes da prefeitura devem acompanhar a finalização dos trabalhos com motos aquáticas.

“A secretaria de pesca irá disponibilizar os equipamentos para o monitoramento das embarcações. Essa semana vamos emitir o ofícios para a Marinha alertando para a passagem de barcos no local durante as obras”.

O investimento da nova ponte é de R$700 mil. A queda da ponte no carnaval de 2023 causou a morte de um jovem De 20 anos, e outras 16 pessoas ficaram feridas. O Instituto-Geral de Perícias concluiu que a causa do acidente na época foi a corrosão da estrutura da ponte, inaugurada em 1985. O inquérito que foi concluído pela polícia afirma que houve sobrecarga excessiva de pessoas em cima da ponte acima do número indicado.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile