test

Pesquisa mostra diferença acima de 1.500% em preços de material escolar no RS

Preços variam de acordo com quantidade, tamanho, material e qualidade

Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil

Uma pesquisa do Departamento do Consumidor (Procon RS) sobre os preços de material escolar no comércio do Estado constatou que a diferença entre os menores e os maiores valores é superior a 1.500%. O estudo é parte das atividades do Observatório das Relações de Consumo e teve seus dados compilados pela Divisão de Educação e Processo.

Para a realização da pesquisa foi utilizado o aplicativo Menor Preço (Nota Fiscal Gaúcha), que foi elaborado pela Receita Estadual em parceria com o Procon RS. A ferramenta é atualizada em tempo real a partir das Notas Fiscais emitidas pelos estabelecimentos comerciais.

CIDADES

O estudo foi desenvolvido com base nos valores de sete cidades do Estado: Alegrete, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Passo Fundo, Porto Alegre, Passo Fundo, Rio Grande e Santa Maria. Deve-se destacar que os preços podem variar conforme o dia e horário da pesquisa, além das palavras utilizadas.

De acordo com os dados, se o consumidor adquirir apenas os produtos de menor preço listados, o custo total seria de R$ 49,77. Se adquirisse apenas os itens mais caros, o valor alcançaria R$ 798,29. Os preços variam de acordo com quantidade, tamanho, material e qualidade, entre outros fatores.

“Para conseguir o melhor custo-benefício, é extremamente relevante consultar diferentes estabelecimentos e analisar a qualidade e a quantidade para se tomar a melhor decisão”, afirma o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabricio Peruchin.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile