Fecomércio- RS lança segunda rodada da sondagem do Varejo de Moda

Pesquisa traça um perfil para o segmento no Rio Grande do Sul

Crédito: Divulgação/Fecomércio-RS

Embora a maioria dos estabelecimentos de varejo de moda (33,0%) tenha de 3 a 5 anos de atuação no mercado, há equilíbrio entre as faixas de tempo de existência do negócio. Os dados fazem parte da segunda rodada da sondagem do Varejo de Moda realizada pela Fecomércio-RS entre os dias 4 de novembro a 07 de dezembro de 2023. Além de aspectos estruturais e conjunturais, a pesquisa capta questões relacionadas às percepções dos tomadores de decisão desse segmento. A Sondagem ocorreu em 385 estabelecimentos do varejo de vestuário, acessórios e calçados e artigos de viagem. Todos eram optantes pelo Simples Nacional.

Quando se refere ao número de pessoas trabalhando, 54,0% dos estabelecimentos têm de 1 a 6 trabalhadores. Em 84,2% dos casos a operação se dá em apenas 1 estabelecimento, e, em 88,8% dos casos o espaço físico é alugado. A pesquisa também revela informações como os públicos-alvo dos negócios pesquisados, bem como o ticket médio. 

No aspecto financeiro, 80,0% dos respondentes afirmaram que separam suas finanças da dos negócios e 7,5% acabam misturando as finanças do negócio e de seus sócios – em 12,5% dos entrevistados não souberam responder. A análise das finanças da empresa é realizada com frequência pelo menos mensal por 74,8% dos pesquisados, enquanto os demais 25,2% afirmam realizar essa análise com uma frequência mais baixa. Do ponto de vista do endividamento, a pesquisa revela um baixo nível de endividamento das empresas pesquisadas, dada a característica de intenso uso de capital próprio dos sócios para a realização de aportes financeiros dos sócios nos negócios, quando necessário.

“Essa característica, se por um lado reduz os riscos associados à captação de crédito no sistema financeiro, por outro, aumenta a vinculação da saúde financeira do negócio com a da pessoa física dos seus sócios”, pondera Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS.

VENDAS

Na estrutura de vendas, 82,1% dos estabelecimentos realizam o controle informatizado de vendas e estoques. O acompanhamento das vendas é realizado continuamente por 80,3% dos estabelecimentos, enquanto em 14,8% dos casos ocorre de forma esporádica e 4,9% não realizam. Ainda é possível verificar, na sondagem, como são definidos os produtos a serem ofertados, as formas de impulsionamento das vendas e o percentual de vendas que são parceladas no cartão de crédito e em quantas vezes há o parcelamento.

Quanto à avaliação das vendas nos últimos 6 meses, 88,3% afirmaram que os resultados foram, no mínimo, considerados como bons e para 78,4% dos entrevistados as vendas atingiram as expectativas. Dentre os principais empecilhos elencados na pesquisa, 27,5% relataram a carga tributária, 24,4% o baixo crescimento da economia e 22,9% o alto custo para manter os estoques.

No eixo da pesquisa que aborda as expectativas, quando questionados sobre as expectativas de vendas de final de ano, em comparação com o final do ano anterior, 55,1% dos respondentes afirmaram que o quadro é semelhante e para 43,1% as expectativas são melhores ou muito melhores. Quando questionados sobre o ano de 2024, para 62,6% dos entrevistados a expectativa é de que as vendas se mantenham estáveis e para 35,6% é de que melhorem um pouco ou melhorem muito.