Raul Pont recebe título de deputado emérito na Assembleia do RS

Como parlamentar, ex-prefeito de Porto Alegre foi um dos constituintes e ressaltou a passagem que completa 35 anos

Deputado emérito Raul Pont com atual bancada do PT na Assembleia Legislativa | Foto: Celso Bender / Agência ALRS / CP

O ex-deputado e ex-prefeito de Porto Alegre, Raul Pont foi agraciado com a distinção de deputado emérito nesta quarta-feira, em sessão solene, na Assembleia Legislativa. Por proposição da bancada do partido, liderada pelo deputado Luiz Fernando Mainardi, Pont tornou-se o primeiro ex-parlamentar da sigla a figurar entre os, agora, 27 nomes na galeria.

Integrante da Constituinte de 1988, que culminou na Constituição Estadual de 1989, Pont ressaltou, ao receber a homenagem, a atuação naquela legislatura, que completa 35 anos. “Nossa experiência, naquela oportunidade, colaborou muito para que essa casa fosse efetivamente plural. Assumisse princípios básicos de pluralidade”, disse.

Conforme o agora deputado emérito, a presença dele e de outros três deputados petistas, que formavam a primeira bancada do partido na Assembleia sendo “polivalentes”, auxiliou em um momento de redemocratização, com o combate a um sistema oligárquico e autoritário, promovendo uma “participação social sem precedentes”.

Pont ainda creditou o surgimento de “falsas narrativas, salvacionismo e profetas do fim do mundo” ao fracasso do sistema capitalista e, como contribuição ao Parlamento gaúcho, pediu que a Casa retome o clima e o espírito vivido no período da Constituinte, dando verdadeiramente voz à sociedade.

Além da esposa, Liliane, das filhas e netos, de deputados da atual legislatura e ex-parlamentares, prestigiaram o ato os ex-governadores petistas Olívio Dutra e Tarso Genro.

Raul Pont, natural de Uruguaiana, é um historiador e professor universitário, tendo sido líder estudantil nos anos 1960, em plena ditadura militar. Eleito deputado estadual em 1986, foi o mais votado do partido na formação da primeira bancada petista.

Em 1996, Pont foi eleito prefeito da Capital gaúcha no primeiro turno. Ele voltaria à Assembleia em 2002, sendo posteriormente reeleito para mais duas legislaturas.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile