Cidades do Vale do Taquari trabalham para recolher entulhos das enchentes

O detalhamento das ações ocorreu no início da tarde de ontem, em Lajeado.

Mais de 400 cargas de entulhos foram recolhidas das ruas de Lajeado | Foto: Laura Mallmann / Prefeitura de Lajeado / Divulgação CP

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) apresentou o plano de trabalho para transportar e a destinar o final de resíduos dos municípios atingidos pelas enchentes no Vale do Taquari. O detalhamento das ações ocorreu no início da tarde de ontem, em Lajeado.

Segundo representantes da Sema, da Defesa Civil, da Fundação Estadual de Proteção Ambiental e das prefeituras da região, foi feito um acordo para os prazos de recolhimento dos entulhos, além da quantidade de toneladas que cada município estima encaminhar e como se dará o transporte e a destinação final dos materiais até a central de tratamento em Minas do Leão.

O prefeito de Muçum, Matheus Trojan, detalhou como o Município de Muçum vai realizar o trabalho de retirada dos entulhos de móveis e eletrodomésticos prejudicados pelas enchentes da cidade. O recolhimento de entulhos está sendo realizado através da coordenação da Secretaria de Obras da cidade com os maquinários e caminhões. Segundo Trojan, os entulhos serão despachados em dois pontos pela cidade. O primeiro é na beira da RS-129 entre Muçum e Vespasiano  Correa, e outro entre Muçum e  Encantado às margens da RS-129.

“Nos próximos dias, já começa o recolhimento de resíduos para o aterro sanitário de Minas do Leão. Em breve, a Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos em parceria com Governo do Estado vai realizar o recolhimento. Vai aliviar a cidade no sentido sanitário, porque é perigoso a proliferação de pragas e tudo mais que pode gerar o acúmulo de entulhos”, diz Trojan.

A operação inicia nesta sexta-feira, 1º de dezembro, e vai se estender por 12 semanas. Atualmente, Minas do Leão recebe uma média de 220 carretas por dia – para receber resíduos de 100 municípios. No Plano de Trabalho dos Resíduos da enchente, serão 60 carretas por dia com resíduos de nove municípios.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile