Alexandre de Castro, morador de Eldorado do Sul, há mais de duas décadas, viu o amanhecer desta terça-feira, 21, acampado na laje da sua casa. Ele está enfrentando uma situação devastadora por causa do alagamento que atinge a cidade. A sua casa no bairro Cidade Verde foi submersa pelas águas, e ele ainda está avaliando o impacto total das perdas que sofreu.
Enquanto estava fora do Estado, recebeu a notícia do alagamento que assolou sua cidade e ao retornar, deparou-se com uma cena chocante ao encontrar sua residência inundada, com a água atingindo níveis acima do peito. Ao chegar em casa, avistou pertences, móveis e material de trabalho flutuando, além do carro submerso. A cena evidenciou a magnitude da inundação. Abalado pelas circunstâncias, Castro conseguiu reunir alguns pertences e passou a noite no ponto mais alto da casa, a laje.
Ele comparou o que viu como uma situação de guerra, mas expressou gratidão pela vida de seus quatro cachorros, que foram resgatados por amigos e abrigados temporariamente em um hotel para animais em Porto Alegre. “Estou bem. Vou reunir todas as minhas forças para reconstruir tudo novamente”, afirmou.
Agora, ele aproveita o tempo firme para levar o máximo de pertences para a laje para pegar sol. Ao observar a correnteza das águas ele descreve que paisagem se assemelha a um rio e relata avistar até mesmo cobras na área inundada.