Terça-feira deve ser de sol e calor em todo o Rio Grande do Sul

egiões dos Vales deve ter tarde muito quente em que as máximas vão passar de 35ºC | Foto: Alina Souza / CP

A terça-feira será mais um dia com o predomínio do sol, que aparece em todas as regiões do Rio Grande do Sul. O dia começa com temperatura amena e até um pouco de frio nos Aparados, mas aquece rapidamente durante a manhã. Todas as áreas do Estado, com exceção de pontos da costa, devem ter um dia de calor.

Algumas regiões, como os vales, devem ter uma tarde muito quente em que as máximas vão passar de 35ºC. Todo calor se dá por que uma massa de ar quente e seco cobre o território gaúcho. Deve chover no fim do dia em alguns pontos do Oeste e do Sul.

Enchente na Capital
Porto Alegre tem um histórico de enchentes com registros documentais e historiográficos de quase 200 anos, mas as cotas alcançadas pelo Guaíba são conhecidas principalmente a partir do século 20. Em 1941, em abril e maio daquele ano, a maior das enchentes da cidade, com 4,76 metros. O Guaíba somente viria a superar a cota de transbordamento no Cais Central de 3,00 metros na enchente de setembro de 1967, com 3,13 metros, 26 anos depois. Foram precisos outros 56 anos para que a marca fosse alcançada, até que em setembro deste ano o Guaíba atingiu 3,18 metros.

Mas foram necessários míseros 54 dias para que, pela terceira vez desde a grande enchente de 1941, o Guaíba superasse a marca crítica dos 3,00 metros. Hoje, a história das enchentes da cidade de Porto Alegre foi reescrita, com o Guaíba na maior cota desde 1941. No fim de tarde, o nível no Cais Mauá atingia 3,26 metros e subia. Não é nada menos que espantoso do ponto de vista estatístico que as duas maiores cheias desde 1941 tenham ocorrido em semanas.

Mínimas e máximas pelo RS:

Porto Alegre 16ºC / 34°C

Pelotas 16°C / 35°C

São José dos Ausentes 8ºC / 26°C

Vacaria 11ºC / 28°C

Uruguaiana 21°C / 35°C